Vou viajar: como saber a voltagem de uma cidade e evitar acidentes

Publicado por Mult Comercial em

Ao viajar para outra cidade, você provavelmente inclui no checklist alguns eletrônicos que fazem parte da rotina, como carregador de celular, secador de cabelo e ventilador. Mas para que o espaço ocupado na mala não tenha sido em vão, é essencial atentar-se à voltagem que prevalece no seu destino – afinal, ela pode não ser a mesma de seus equipamentos. Mas como saber a voltagem de uma cidade? É sobre isso que abordaremos no post de hoje!

O que você deve saber antes de viajar

o que deve saber antes de viajar

Hoje em dia existem os aparelhos conhecidos como bivolt, geralmente são equipamentos simples configurados para funcionar em mais de um tipo de voltagem – tanto a 127v quanto 220v.

No entanto, ainda há equipamentos sem essa configuração e que podem te causar prejuízos, pois se você forem plugados em uma tomada com a voltagem diferente daquela que é predisposta, podem não funcionar direito ou até mesmo queimar.

Então, se você vai viajar, consulte os dados atualizados pelas distribuidoras oficiais de energia para saber quais tipos de aparelhos que você possui e certifique-se de que não terão problemas durante seu uso.

Para te ajudar com isso, trouxemos informações fundamentais para o seu entendimento sobre tensão elétrica e as vantagens dos transformadores de voltagem, aparelhos capazes de possibilitar o uso de um equipamento de 127v em uma tomada de 220v.

E para facilitar, você ainda irá conferir uma tabela com as voltagens das principais cidades do Brasil. Vamos lá?

Como é feita a escolha da voltagem para cada cidade?

voltagem de cada cidade

As cidades têm voltagens diferentes umas da outras porque cada rede de distribuição de energia tem um sistema próprio, ou seja, cada empresa tem seus critérios para escolher a quantidade da voltagem em determinada localização.

Um desses critérios é a economia, por isso é tão comum que as cidades tenham o sistema 220v, tendo em vista que sua instalação é mais barata do que a do sistema de 127v.

Além disso, segundo a revista Superinteressante da Editora Abril, quando o Brasil começou a montar suas primeiras redes elétricas, logo no início do século 20, as companhias de energia estabeleceram a escolha do sistema de 110v ou 220v de acordo com o seu país de origem.

Outro motivo para o estabelecimento das voltagens foi sistema de custos, que traz dados como: a quantidade de consumidores por cada metro quadrado, o quanto seria investido para a instalação e os valores dos materiais necessários para que tudo isso seja possível.

O que é tensão elétrica e qual o perigo de usar a voltagem errada?

Agora que você conheceu como foi feito a escolha da voltagem nas cidades brasileiras, é importante saber quais são os riscos de ligar um aparelho na tensão elétrica errada.

Sabendo que a tensão elétrica é a quantidade de energia gerada para movimentar uma carga elétrica, podemos imaginar que uma tomada de 220v carrega muito mais energia do que uma tomada de 110v, e ligar um aparelho com uma diferença de voltagem inferior pode causar sérios acidentes.

Ou seja, sendo a tensão elétrica a diferença de potência entre dois conectores da tomada, caso um aparelho eletrônico seja submetido a uma força maior do que a suportada, este mesmo aparelho pode ter seus componentes queimados.

Por isso, é importante estar atento com a voltagem da cidade que você visitará, pois, dessa forma, você evita levar à toa aparelhos que não suportem a carga oferecida no seu local de destino.

Para que fique ainda mais claro os riscos dessa situação, trouxemos outro exemplo: no caso de você conectar um aparelho elétrico em uma tensão acima da suportada, ou seja, a situação de ligar um aparelho de 127 volts em uma tomada de 220v, o aparelho queima rapidamente porque o mesmo não está preparado para receber a quantidade de tensão elétrica.

Mas fique tranquilo, não é necessário deixar os itens em casa ou investir em novos eletrônicos. É possível apostar em um transformador de tensão como uma alternativa simples para o problema, cujo papel é justamente converter a voltagem da tomada para que seu aparelho se adapte.

Como mudar a voltagem de 220v para 110v?

voltagem 220 e 110

Hoje em dia existem no mercado diversos modelos de transformadores de voltagem capazes de transformar com segurança a voltagem da tomada para a mesma do seu aparelho.

Este dispositivo é constituído por uma peça chamada núcleo do transformador e ao seu redor são envolvidas duas bobinas. Em uma delas é aplicada a tensão do que se deseja transformar, podendo ser chamada de bobina primária ou enrolamento primário.

Assim que essa tensão é transformada, a tensão é estabelecida na outra bobina, podendo ser chamada de bobina secundária ou enrolamento secundário.

Como saber a voltagem das cidades do Brasil?

aneel

Por fim, como falamos no início deste post, se você vai viajar e precisa de uma fonte confiável sobre a voltagem da cidade de destino, certifique-se de conferir informações divulgadas pelas distribuidoras de energia de cada localização e também pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Se você for viajar para o estado do Rio de Janeiro (RJ), por exemplo, a maioria de suas cidades, como sua capital, Niterói, Búzios e Cabo Frio, têm a voltagem de 127 volts, diferente da cidade de Nova Friburgo, que é de 220v.

Já no estado de Pernambuco (PB), nas cidades de Recife, Fernando de Noronha e Porto de Galinhas e demais cidades, a voltagem é de 220v. Então vale muito a pena conferir as voltagens de cada cidade e evitar que você se depare com uma voltagem totalmente diferente com a que você está acostumado.

Se você quer ver a tabela completa com todos os estados do Brasil e suas principais cidades, você pode conferir a seguir. No entanto, é sempre importante verificar se os dados estão atualizados, tendo em vista que podem ser modificados a qualquer momento.

Gostou do conteúdo deste post? Deixe um comentário aqui embaixo com a sua opinião ou dúvida. Além disso, compartilhe este artigo nas suas redes sociais para ajudar mais pessoas que, assim como você, gostaria de aprender como saber a voltagem de uma cidade.

Se você quer saber mais sobre o Universo dos aparelhos eletrônicos de uso domésticos, até os de uso profissionais e industriais, confira nosso conteúdo exclusivo sobre Circuito Elétrico com tudo o que você precisa saber sobre o tema. Nesse post você conhecerá os conceitos-base e as curiosidades relacionadas. Até logo!

Categorias: Dicas e Tutoriais

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *