Você sabe o que é robótica e qual a sua história? Saiba mais!

Publicado por Mult Comercial em

A história da robótica diz respeito ao conhecimento e entendimento que permeia a ciência responsável por desenvolver sistemas, softwares e, claro, robôs! Mas, antes de tudo, é preciso entender o que é robótica e qual sua implicação em nosso cotidiano.

O termo “robótica” surgiu no século XX por meio da publicação de uma obra literária – “O Mentiroso” –  do autor Isaac Asimov. Entretanto, foi o livro “Eu, Robô”, de 1950, que se responsabilizou pela popularização da palavra, abordando a relação entre os homens e as máquinas.

Nós, seres humanos, desde muito cedo, inventamos formas de facilitar processos cotidianos, tanto pessoais quanto profissionais. E a robótica nasceu com o intuito de contribuir para que tarefas sejam executadas de maneira descomplicada e mais rápida.

A função da robótica no cotidiano

Ao contrário do que muitos filmes mostram em seu enredo, os robôs não querem dominar o mundo ou traçar uma guerra com os humanos. A robótica foi criada, inicialmente, para aumentar a produtividade em empresas, colocando máquinas para realizar atividades que antes eram voltadas somente para pessoas.

Atualmente, as grandes corporações de eletrônicos têm investido bastante na criação de robôs capazes de auxiliar em tarefas domésticas, como lavar a louça e  limpar o chão. Resumindo, desde quando foi concebida, a robótica tem o objetivo de assumir funções que antes eram realizadas apenas por humanos.

Uma prova disso é que existem vários tipos de robôs, os quais possuem diferentes funções. Olha só:

Robôs de segurança

São capazes de garantir a segurança do seu escritório ou casa. A maioria foi estruturada para poder se mover em 360º, mantendo todo o ambiente sob visão de suas câmeras e sensores de áudio e movimentos.

E não é só isso! Com o avanço da tecnologia, é permitido salvar todas as informações na nuvem, tornando a experiência do usuário mais fácil e dinâmica, até mesmo fazendo o uso de wi-fi e bluetooth de última geração.

Robôs para limpeza

Esses robôs são os queridinhos do momento para quem precisa dar aquela faxina na casa, mas não possui tempo sobrando. Varrem, aspiram e passam pano por meio de tecnologias acopladas em suas estruturas.

O preço ainda é um empecilho para sua popularização no Brasil, entretanto, o esperado é que o valor diminua aos poucos.

Assistente Virtual

Esses robôs possuem como foco atender a demanda cotidiana dos seus usuários, seja programando um alarme, criando uma lista, ou ativando outros dispositivos inteligentes da casa.

A Siri (Apple) e a Alexa ou Echo (Amazon) são as assistentes virtuais mais conhecidas do mercado e conseguem entender os contextos e reproduzir uma resposta a partir da inteligência artificial.

O futuro da robótica

O mundo vai, realmente, ser dominado pelos robôs? Olha, acreditamos que não! Mas isso não significa que a tecnologia não irá avançar, e os estudos mostram exatamente um intenso desenvolvimento desse setor. A robótica está em plena evolução, sendo uma área de constante atualização e inovação.

Os robôs são manipuladores que podem ser utilizados para vários segmentos, sendo programáveis e reprogramáveis, fixos ou móveis. Por conta disso, há uma imensidão de possibilidades quando falamos sobre o futuro da robótica, como  a otimização de métodos de cadastros e identificação de produtos, isso por meio do sistema RFID.

Diversas atividades que antes eram realizadas pelo homem, hoje, são executadas por máquinas a fim de automatizar processos, deixando-os mais rápidos e inteligentes.

Não há como contestar que esse setor está se expandindo dia após dia, progredindo conforme as tecnologias vão avançando. Como seu uso é amplo, outras áreas podem se beneficiar com sua evolução, a indústria médica e farmacêutica são exemplos disso.

Como é o setor de robótica do Brasil?

A robótica no Brasil teve seu início com pesquisas de exploração de petróleo em águas profundas e como essa tecnologia poderia auxiliar de forma intensa o setor em questão. Após esse primeiro contato nacional, houve o começo de um grande estudo que, ainda, permeia toda a evolução das máquinas e seu uso industrial e cotidiano aqui em nosso país.

À vista disso, a exportação e popularização dessas máquinas em outros países também fortaleceram o âmbito educacional e de pesquisa sobre robôs e automação de tarefas aqui no Brasil. Portanto, é um âmbito que está em plena expansão, requerendo muito estudo e análises.

E então, você conseguiu entender o que é robótica? Esperamos que o conteúdo tenha ajudado você nessa intensa busca por atualização, já que a história da robótica não terminou e continua sendo escrita por especialistas e entusiastas sobre a área.

Há muito o que ser descoberto, analisado e, de fato, colocado em prática. As máquinas estão aí para nos ajudar na execução de tarefas, desde as mais simples até aquelas complexas que exigem força, rapidez e atenção.

Gostou do post e quer saber mais sobre esse universo fenomenal que é a robótica? Então acesse nosso site! Lá você encontra outras publicações com assuntos parecidos e permanece atualizado sobre tecnologia e robótica!

Categorias: Robótica

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *