Você sabe ler o código de cores dos resistores? Entenda

Publicado por Mult Comercial em

Como você provavelmente já sabe, resistores são componentes elétricos passivos importantíssimos aos circuitos nos quais são instalados.

Realizam duas funções básicas, designadas de acordo com o propósito do circuito em questão: podem  transformar a energia cinética dos elétrons em energia térmica, pelo efeito Joule – caso dos chuveiros e secadores – ou limitam o valor da corrente elétrica que chega a algum outro componente – caso dos resistores acoplados a LEDs, que podem se queimar com facilidade.

funções de led

Se você já utilizou esses componentes, em especial resistores de filme metálico, deve ter notado as pequenas faixas coloridas que os envolvem. Esses elementos não são decorativos: pelo contrário, informam características importantíssimas ao funcionamento do seu circuito.

Para ler as informações contidas nas cores, é preciso entender uma tabela que contém o código de cores de resistência. Quer aprender o funcionamento desse código e conseguir determinar a resistência dos resistores que utiliza? Acompanhe a leitura e anote tudo! 

O que é o código de cores dos resistores?

o que é o código de cores dos resistores

O código de cores é uma tabela que define e informa a resistência oferecida pelo resistor que você quer usar. Sua leitura envolve entender os diferentes dígitos e realizar as operações necessárias. A leitura é bem simples, mas exige informações específicas.

Utiliza-se faixas com cores, pois as dimensões dos resistores são bastante reduzidas, de forma que é quase impossível escrever números e indicações inteiras de maneira legível. As faixas coloridas, portanto, realizam bem a função.

Mas, afinal, por que precisamos conhecer a resistência do dispositivo? A cada situação de aplicação, um valor específico de resistência é exigido. Se o componente aplicado for muito resistente, não permitirá a alimentação do restante do circuito; se o resistor for pouco resistente, pode causar a queima de componentes acoplados.

Também é possível conhecer a resistência usando instrumentos de medição específicos, como os multímetros, dispositivos úteis para muitas outras aferições.

Realizando a leitura do código

realizando a leitura do código

Devemos saber, primeiro, que existem tabelas diferentes de acordo com o número de faixas apresentadas em cada resistor. Há tabelas para 2, 3, 4, até 6 faixas coloridas.

O mais comum é que os resistores apresentem 4 faixas (duas para dígitos, uma para multiplicadores e uma para a tolerância). A tabela a seguir é apenas um exemplo. Veja:

tabela de resistores com 4 faixas

Cada faixa, portanto, recebe um valor numérico. A resistência em si é dada pela combinação dessas faixas.

A primeira faixa a ser considerada é a que se encontra mais perto de um dos conectores do dispositivo. Lembre-se que resistores não tem polaridade, ou seja, não possuem um lado negativo e outro positivo que devem ser respeitados no circuito.

De acordo com nossa tabela de exemplo, a primeira coluna indica o dígito da resistência específica. A segunda coluna, por sua vez, indica o multiplicador, ou quantidade de zeros adicionada ao dígito indicado pela primeira faixa. Lembre-se: nos resistores reais, haverá mais faixas indicadoras de dígitos – geralmente, 2 faixas.

A última faixa sempre indica a tolerância. Ela pode ser dourada, prateada ou sem cor, indicando 5, 10 ou 20% de tolerância, respectivamente. A tolerância de um resistor é um intervalo de valores de resistência tolerados, para mais ou para menos, em relação ao valor encontrado nas primeiras faixas.

Resumindo, em um resistor de 4 faixas, a primeira cor indica o primeiro dígito da resistência, a segunda cor indica o segundo dígito, a terceira cor indica o número de zeros (ou multiplicador) e a última faixa indica a tolerância. Olha só:

tabela de resistores

Não quer calcular manualmente? Na internet, existem calculadoras de resistência bastante rápidas, intuitivas e eficientes. Vale a pena conferir!   

calculadoras de resistências

E aí, preparado para interpretar a tabela de cores do seu resistor? Deixe seu comentário e conte pra gente! Vamos adorar conversar com você.

Não sabe onde comprar resistores, multímetros, transistores, potenciômetros, fusíveis e muitos outros componentes e instrumentos essenciais ao seu projeto de eletroeletrônica? Passa na Mult Comercial! Temos a melhor qualidade de serviço com os melhores preços do mercado virtual. Confira as opções e bom trabalho!

Categorias: Eletrônica

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *