Tipos de motores: conheça quais são e as principais diferenças

Publicado por Mult Comercial em

Desde a sua invenção, os motores têm sido a principal fonte de energia mecânica dos equipamentos que nos beneficiam e fazem parte da nossa vida. Por esse motivo, hoje em dia, existem diversos tipos de motores, com características e funções diferentes – desde os simples aos mais complexos:

  • Motor de tração animal;
  • Motor a vapor (combustão externa);
  • Motor de combustão interna;
  • Motor elétrico;

Além das diferenças fundamentais entre si, isso é, a fonte de energia que os motores utilizam para funcionar, os modelos de atuadores também se diferem quanto ao tamanho, às peças, às funcionalidades e, claro, às aplicações.

Mas você sabe a diferença entre cada um desses modelos? Pensando nisso, a Mult Comercial preparou um conteúdo exclusivo sobre os principais tipos de atuadores e suas funções.

Quer saber tudo sobre o assunto? Acompanhe a leitura e saiba mais sobre cada modelo, em especial o elétrico e seus diferentes tipos. Vamos lá:

O que é um motor? Descomplicando a ciência

o que e um motor

Em termos gerais e simplificados, um motor é um equipamento que transforma uma fonte de energia em energia mecânica, isso é, movimento. Aliás, essa é a principal diferença e o que dá nome a cada modelo de atuador – sua fonte de energia.

O tipo de energia pode variar entre fontes naturais, como os ventos, o calor, a água etc, e produzidas pela ação humana ou outros tipos de reação, como a combustão, a eletricidade e outras. Seja como for, o objetivo final de qualquer motor é um só, o de fazer funcionar um sistema por meio da ação mecânica.

Os responsáveis pelo funcionamento dos motores são os seus componentes internos, engrenagens, peças e componentes. Por esse motivo, é válido afirmar que o motor é uma das partes principais de qualquer sistema, dispositivo e equipamento.

Tipos de atuadores: das origens aos dias atuais

Naturalmente, como todo tipo de tecnologia, os motores foram, ao longo do tempo, passado por uma série de modificações que os tornaram cada vez mais eficientes, compactos e funcionais. Graças a isso, os equipamentos também puderam se modernizar e tornar-se mais e mais complexos.

Confira a lista dos motores que preparamos para facilitar o seu entendimento:

  • Tração animal

tracao animal

Trata-se do primeiro tipo de motor inventado pela humanidade. A fonte de energia utilizada pelos motores de tração animal, como o próprio nome sugere, é a força dos músculos de animais, sobretudo cavalos.

Aliás, é daí que vem a origem das medidas CV (cavalos de potência) e HP (horse power), ambas utilizadas como medida de potência nos motores dos carros atuais.

Esse tipo de motor há muito já não é utilizado, devido à modernização das fontes de energia e sobretudo pelo descobrimento de outros tipos de motores.

  • Motor a vapor (combustão externa)

motor a vapor

O motor a vapor é visto muitas vezes como o símbolo do progresso ou como o primeiro tipo de motor complexo utilizado na história da humanidade. Muito utilizado durante a Revolução Industrial, o modelo à vapor se alimenta da energia térmica gerada por meio da combustão do carvão e era extremamente usado em caldeiras de trens e do maquinário industrial da época.

  • Motor de combustão interna

motor de combustao

A modernidade trouxe consigo o desenvolvimento dos primeiros motores de combustão interna e sua aplicação mais notável: os carros. Nesse tipo de sistema, a energia convertida em movimento é proveniente da reação química de queima de um combustível misturado com oxigênio.

A reação gera pequenas explosões responsáveis pela propulsão dos sistemas que fazem o veículo se movimentar. Existem diversos tipos de motores de combustão interna, com ciclos de combustão que vão dos mais simples aos mais complexos.

Os motores de carro são a principal aplicação desse tipo de atuador e podem ser subdivididos em quatro tipos:

  • Motor vertical;
  • Motor em V;
  • Motor em W;
  • Motor Boxer.
  • Motor elétrico

motor eletrico

Os motores elétricos são os atuadores mais utilizados nos equipamentos atuais. Isso porque utilizam como força motriz a energia elétrica, fonte mais amplamente distribuída do mundo. Além disso, os atuadores elétricos são os mais versáteis, adaptáveis e eficientes do mercado.

Atuadores desse tipo estão presentes em dispositivos dos mais diversos usos, funcionalidades e aplicações. Isso significa uma grande variedade de modelos, que estão divididos em dois grandes grupos: os motores de corrente contínua (CC) e os de corrente alternada (CA).

Os motores CC são acionados por meio de um fluxo de corrente contínua, isto é, cuja tensão não varia entre positiva e negativa. É o tipo de motor muito utilizado em brinquedos, eletrodomésticos e eletroportáteis. Dentre os principais tipos de atuadores CC, podemos citar:

Os motores CA, por sua vez, funcionam com fluxos alternados de corrente e são mais utilizados no maquinário industrial. Esse tipo de motor é classificado em relação ao número de fases do qual se alimenta, podendo ser:

  • Monofásicos;
  • Bifásicos;
  • Trifásicos;

Temos um post exclusivo sobre os motores trifásicos aqui no blog, não deixe de conferi-lo!

E então, gostou do nosso conteúdo da semana? Para ficar por dentro de todos os assuntos relacionados ao mundo da elétrica, acompanhe o blog da Mult Comercial – por aqui tem novidades e explicações novas toda semana. Até a próxima postagem!

Categorias: Dicas e Tutoriais

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *