Quais são os tipos de LED, como funcionam e como usá-los
Se você está lendo esse artigo em uma tela de celular ou computador, é muito provável que esteja diante de incontáveis LEDs, ou diodos emissores de luz. Eles estão presentes em quase todo dispositivo eletro-eletrônico que utilizamos no dia a dia.
O LED é uma importante tecnologia que revolucionou a maneira com que utilizamos eletricidade e executamos circuitos em microeletrônica.
Quer conhecer melhor o componente? Acompanhe a leitura e entenda seu funcionamento, saiba quais tipos estão disponíveis no mercado e quando devemos aplicá-los. Vamos lá?
O que são LEDs?
LED é a sigla inglesa para Light-Emitting Diode. Em português, como já dissemos, isso significa diodo emissor de luz. Ok, mas o que é um diodo?
Diodos são componentes eletrônicos que permitem a passagem da corrente elétrica somente em um sentido. Podem ser comparados com válvulas, que fazem com que a água corra em um único sentido, apenas. Se a corrente estiver no sentido correto, a válvula se abre. Se estiver no sentido errado, ela se fecha.
Diodos possuem, portanto, dois terminais: ânodo e cátodo. A corrente é transmitida no seguinte sentido:
A seguir, veja o símbolo do diodo. Observe que o triângulo é posicionado de forma a indicar o fluxo da corrente elétrica, ajudando a memorizar as polaridades:
Os diodos de uso geral são muito aplicados como retificadores de corrente, transformando correntes alternadas em contínuas. Um fator importante a se observar é que eles possuem um determinado valor de corrente reversa que são capazes de suportar. Existem inúmeros tipos de diodos, e o LED é um deles.
Os LEDs, por sua vez, são compostos por dois semicondutores especiais. Quando uma corrente elétrica é aplicada ele, os semicondutores emitem luz, e a isso chamamos eletroluminescência.
Por serem diodos, também conduzem a corrente elétrica em um único sentido, e também possuem resistência limitada à tensão reversa. O valor de resistência do LED, porém, é bem inferior ao dos demais diodos. Se exposto a altos valores de corrente reversa, queima facilmente.
O símbolo do LED é quase igual ao dos diodos. A única diferença são as setas irradiantes, que informam a emissão de luz. Veja:
Quais são os tipos de LED
LED comum
A distribuição da luz é feita apenas pelo material que a encobre, o encapsulamento. Por essa razão, pode não ter luminância regular.
Miniatura ou SMD
Esses LEDs de tamanho reduzido são feitos para soldar em placas eletrônicas, que exigem economia de espaço. Possuem maior luminosidade que LEDs tradicionais, por sua superfície otimizada. A sigla SMD vem do inglês Surface Mounted Diode, que quer dizer diodo montado em superfície.
LED COB
Vem da sigla inglesa Chips On Board. São vários módulos SMD agrupados, o que potencializa a luminância.
LED de potência e alto brilho
É o nome dado aos LEDs desenvolvidos ao final da década de 80, para uso em lâmpadas e refletores.
Diodo Laser
É o laser mais difundido em tecnologia no mercado atual. Atua na transmissão de dados em fibras óticas, leitura de CDs e DVDs, apontadores de laser, entre vários outros dispositivos.
Fitas de LED
LEDs em fita são muito utilizados em decoração. Vendidos por metragem, costumam ser baratos e fáceis de instalar.
As cores diferentes dos LEDs
A primeira cor de LED desenvolvida foi o vermelho, nos anos 60, e possuía luminosidade muito baixa. Posteriormente, inventou-se o amarelo e alaranjado. O LED verde foi inventado na década de 70 e, na década de 80, ganhamos o ciano – além dos de alta potência, usados em lâmpadas.
Atualmente, existem LEDs em várias cores: azul, rosa, branco, etc. Há também os LEDs RGB (Red, Green, Blue), de 3 cores, com os quais se cria imagens pelo controle de cada cor, individualmente.
Para cada cor de luz, existe um valor diferente de tensão direta e de corrente reversa suportada. Acompanhe a tabela:
Existem, ainda, LEDs que emitem luzes invisíveis ao olho humano, como o ultravioleta e o infravermelho. São aqueles usados nos controles de TV, por exemplo.
Cuidados na utilização de LEDs
LEDs devem ser usados com algum limitador de corrente, para que não se queimem. Um resistor pode fazer o trabalho. Lembre-se de calcular o resistor correto para seu tipo específico de componente.
Atente-se ao fato de que esses tipos de luz possuem polaridade, como qualquer diodo.
Todos os LEDs emitem calor, e alguns devem ser refrigerados com ventoínha. Mesmo assim, lâmpadas com esse sistema são muito mais eficientes e menos quentes que lâmpadas incandescentes ou fluorescentes.
Onde comprar LEDs de qualidade para seu projeto
A Mult Comercial conta com uma seleção apurada de LEDs para sistemas eletrônicos, além de lâmpadas LED portáteis para conexões USB, lupas com iluminação LED, suportes e chaves.
Além dos componentes de sinalização e iluminação, temos todos os outros equipamentos necessários ao trabalho com eletro-eletrônica: ferramentas, conectores, motores, equipamentos de medição e mais, tudo por preços acessíveis.
Leia mais: Organize seus componentes eletrônicos.
Conseguiu tirar suas dúvidas a respeito dos LEDs? Para mais informações como essas, fique atento aos posts do nosso blog. Postamos toda semana. Até lá!
0 comentário