Tipos de fios elétricos: veja os modelos e suas características

Publicado por Mult Comercial em

Se o assunto é projeto que demanda condução elétrica, não raramente pensamos sobre a alta complexidade de ações, voltadas especificamente apenas aos profissionais do ramo. Pequenos reparos do lar, por exemplo, contradizem esse senso comum, e nos fazem pensar a importância de se conhecer mais sobre tipos de fios elétricos e outros itens relacionados.

Se em reparos complexos ou situações mais rotineiras, entender sobre a condução de eletricidade e estar atento ao tema auxilia – e muito, evitar riscos de acidentes em futuros reparos, ainda é necessário dominar o momento da escolha dos produtos ideais para a obra planejada.

Para isso, a Mult Comercial preparou um blog post especial explicando quais fios e cabos elétricos estão presentes no mercado, para que você torne sua construção ou projeto mais seguro antes mesmo da compra dos itens. Quer conhecer mais sobre a funcionalidade deles? Siga conosco aqui no Blog!

Condução elétrica: conheça os tipos de cabos e fios

Como estes itens raramente estão visíveis em um ambiente, não é comum encontrar artigos que abordem a funcionalidade dos cabos elétricos, ainda menos sobre a possibilidade de encontrá-los em diversos modelos. Quanto aos fios, eles podem ser diferenciados pela milimetragem e coloração – ou ainda, através da resistência da corrente de eletricidade.

Ao optar pelo item mais indicado, é possível evitar riscos de acidentes tais quais curtos, quedas de energia ou incêndio, em situações que o desprendimento energético seja maior que os condutores poderiam sustentar. Se você deseja evitar dores de cabeça futuras, conheça mais sobre os tipos de fios elétricos existentes e como usá-los.

E para ajudar a prevenir acidentes nos seus projetos, nós aqui da Mult Comercial especialmente preparamos 10 dicas para você evitar choque elétrico no seu dia a dia: confira!

Cabo PP

Iniciamos esta lista falando sobre os tipos de cabos que oferecem aos projetos maior variedade e são altamente procurados por consumidores no ramo. Isto porque os cabos PP são utilizados em reparos de itens presentes em residências, como os eletrodomésticos, mas também possuem saída entre profissionais em indústrias ou ramo automotivo.

Constituídos por fios de cobre em seu interior – responsáveis pela condução elétrica, esses itens resistentes foram batizados como “PP” por possuírem capas de PVC dupla com pontas que realizam as ligações. Utilizados também para decorar ambientes, os produtos são escolhas presentes por quem deseja segurança e espaços otimizados.

Apesar de ser revestido por materiais nas cores branco ou preto, internamente eles recebem colorações que são estabelecidas como norma para padronização do segmento. Sobre elas, falaremos logo mais! Antes disso, confira outro tipo de fio abaixo.

Cabo flexível

A exemplo dos cabos PP, os itens em modelo flexível possuem fio de cobre no interior com revestimento em PVC e são as escolhas mais comuns em projetos elétricos, seja marcando presença em residências ou ainda em ambientes como indústrias e estabelecimentos comerciais.

Apesar de possuírem propriedade condutiva análoga aos fios sólidos, estes cabos apresentam diferenças expressivas em maleabilidade ao uso e facilidade para serem trabalhados por deslizarem facilmente em dutos.

Se você busca opções que apresentam maior facilidade ao instalar, estes cabos são a escolha certa. E não esqueça, ao passo que a espessura do PVC aumenta, é acrescido também isolamento da tensão em eletricidade. Quanto as bitolas mais procuradas, há variação entre 1mm² e 25mm², com opções em até 300 mm²: escolha o ideal!

Fio sólido

Constituído também por cobre para condução e PVC para o isolamento elétrico, este item utilizado em chuveiros e instalações em residências não possui a mesma flexibilidade das opções anteriores por apresentar a possibilidade de rompimento caso seja dobrado em frequência de uso.

Como a variação na espessura dos fios sólidos transita entre 1,5mm² e 10mm², o isolamento é menor que os anteriores. Portanto, leve em consideração as necessidades presentes no reparo ou o nível de complexidade envolvido: um bom planejamento e a seleção de produtos de qualidade fará toda a diferença.

Agora que você conhece mais sobre alguns tipos de cabos, saiba também a metragem exigida em sua obra, para que depois da compra, não exista a necessidade de trocas, otimizando assim o tempo durante o projeto. Quanto a espessura dos fios, há variações a depender dos objetivos, com mínimo de 2,5mm² estipulado para usos gerais.

Quanto as composições de colorações contidas nos tipos de fios elétricos, é importante que elas respeitem o padrão existente, conferindo aos reparos investimento em segurança durante as instalações. Se você deseja conhecer mais sobre as cores e suas representações, confira logo abaixo:

  • Azul: é utilizada em condutor neutro, ou seja, sem tensão elétrica, sendo responsável pelo fechamento do circuito, para que a corrente de eletricidade esteja fluida.
  • Verde: é utilizada para indicar o conhecido “fio terra”, para proteção.
  • Demais cores – branco, cinza, amarelo e vermelho: utilizadas para indicar carga nas fases da rede elétrica,

Gostou de conhecer mais o assunto e garantir propriedade aos seus reparos? Confira também o blog post que preparamos sobre como escolher o fio elétrico correto para instalação de chuveiro e não fique de fora dos conteúdos de máxima importância para os seus projetos aqui no Blog da Mult Comercial!

Categorias: Eletrônica

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *