Saiba o que é protoboard e qual sua utilidade

Publicado por Mult Comercial em

Quem trabalha com eletrônica necessita de diferentes dispositivos e ferramentas para trazer mais praticidade e precisão ao dia a dia. Um desses dispositivos é o protoboard, que, além de agilidade, ainda oferece baixo custo. Mas você sabe o que é protoboard e como funciona?

No post de hoje, você vai conhecer melhor esse equipamento, e entender como ele pode ser útil às suas tarefas diárias. Portanto, acompanhe a leitura e entenda como utilizar essa ferramenta e garantir mais qualidade ao seu trabalho!

O que é Protoboard?

o que é protoboard

Apesar da grande popularidade do protoboard, muitos profissionais ainda não têm conhecimento sobre o que se trata e como pode ser útil aos projetos de eletrônica.

Também conhecida como matriz de contatos ou placa de prototipagem, a protoboard é uma placa que possui furos e conexões internas para montagem de circuitos, utilizada para testes com componentes eletrônicos. Sua maior vantagem de uso é que ele dispensa a necessidade de solda para conectar tais circuitos.

Em outras palavras, a protoboard é uma placa de ensaio que serve como um protótipo de um aparelho eletrônico, com uma matriz de contatos que possibilita construir circuitos de teste sem que haja necessidade de solda e, assim, garantindo segurança e agilidade em diferentes atividades.

Ou seja, serve como um instrumento de teste: antes de soldar na placa, você testa no protótipo, e, se tudo der certo, parte para o projeto final.

No mercado, existem diferentes tipos dessa ferramenta, em cores, marcas, modelos e tamanhos diferentes – mas todos seguem o mesmo propósito. Com o protoboard, é possível montar o circuito, testá-lo e, depois, desmontá-lo.

Qual a estrutura do protoboard?

qual a estrutura do protoboard

A estrutura da ferramenta é simples: ela é composta por faixas de barramentos e faixas de terminais.

As faixas terminais são dois conjuntos de faixas verticais separados por uma parte central vazada. Cada coluna apresenta cinco pontos conectados por um condutor metálico, a que se tem acesso por meio dos furos da estrutura plástica do dispositivo. Assim, todo condutor presente em uma dessas faixas estará também conectado aos demais.

Já as faixas de barramentos são os conjuntos de duas faixas que estão localizadas nas extremidades do protoboard, utilizados, normalmente, na distribuição de sinais de alimentação dos circuitos montados. Geralmente, possuem uma faixa na cor azul, que serve como um sinal de alimentação negativa do circuito, e uma de cor vermelha, como sinal de alimentação positiva.

Como funciona uma protoboard?

como funciona protoboard

O funcionamento dessa placa depende, basicamente, de três componentes: uma fonte de energia, um resistor e um LED. Uma das formas de montagem desta placa é a seguinte:

O primeiro passo a ser feito é alimentar o protoboard com a fonte de energia. Para isso, conecta-se os terminais positivo e negativo da bateria, cada terminal na faixa de barramento correspondente, ou seja, o positivo no positivo, e o negativo no negativo.

Aí, é momento de conectar o resistor; um terminal desse resistor deve ser conectado a uma faixa de barramento positiva enquanto seu outro terminal deve ser conectado a uma faixa de terminais.

Na mesma faixa de terminais na qual foi conectado o resistor, deve-se conectar o terminal de polaridade positiva do LED, enquanto seu terminal negativo deve ser conectado a uma faixa de barramento negativa.

Aí, é só testar: se o LED acender, significa que o circuito funcionou; se não acender, significa que é necessário tentar novamente, de outra forma.

Um aspecto interessante do seu funcionamento é que não existe um modo engessado de utilização – é possível conectar os terminais de modos diferenciados, o que importa é respeitar as propriedades da faixa de barramento e a faixa de terminais.

O que podemos conectar com o Protoboard?

o que conectar no protoboard

O protoboard é uma ferramenta muito útil para os profissionais da área de utilização. Isso porque possibilita conectar diversos componentes, como capacitores, resistores, circuitos integrados, diodos, transistores, entre outros.

Desse modo, é possível concluir que o protoboard é uma ferramenta bastante útil no segmento da eletrônica, pois permite uma precisão maior na montagem de circuitos – que está presente no dia a dia do profissional da área.

Ela permite que o técnico faça testes, simulações, alterações sem a necessidade de soltar os componentes – basta conectar os terminais corretos nos locais determinados para fazer o circuito funcionar.

Onde comprar uma protoboard com bom custo benefício

Antes de comprar uma placa de teste, é importante analisar a melhor opção para você. Na Mult Comercial, você encontra protoboards de diferentes marcas e modelos, com quantidades de pontos diferentes: de 400 a 3320.

Assim, é possível se deparar com essa ferramenta com a performance ideal para sua necessidade, afinal, nosso objetivo é levar mais praticidade e funcionalidade à sua rotina!

E aí, esse post foi útil para você? Esperamos que sim! Para saber mais e ter acesso a mais conteúdos do segmento da eletrônica, confira outras postagens em nosso blog e receba dicas importantes sobre a utilização de outras ferramentas, além de conectores, instrumentos de medição e robótica.

 

Categorias: Eletrônica

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *