Quais são os tipos de resistores? Conheça os principais!

Publicado por Mult Comercial em

Em um post anterior, falamos sobre como ler o código de fonte dos resistores. Hoje, viemos esclarecer quais são os tipos de resistores que você encontra no mercado e quais suas aplicações.

O resistor é um dos componentes mais comuns e mais utilizados no mundo da eletrônica. Se você for conectar uma lâmpada de LED a uma bateria com voltagem muito alta, por exemplo, é o resistor que vai agir e evitar que a lâmpada queime.

Mas, afinal, do que se trata esse componente e quais são seus tipos? É isso que você vai conferir, a seguir!

O que é resistor?

o que é um resistor

O resistor é, basicamente, um componente que serve para controlar a corrente elétrica e limitar seu fluxo em um circuito. Ele é utilizado principalmente para transformar energia elétrica em energia térmica.

A energia térmica é transformada por meio da dissipação de calor proveniente do efeito joule, que é um efeito de aquecimento resultante da passagem de corrente elétrica pelo dispositivo.

Você já deve ter visto, nas aulas de Física, que o nome “resistor” vem de sua função: o dispositivo faz oposição à corrente elétrica, ou seja, como uma forma de resistência para controlar seu fluxo do circuito.

Desse modo, o resistor não funciona apenas como um transformador de energia elétrica a energia térmica; como controladores da corrente, eles têm a capacidade de alterar a diferença de potencial de determinadas partes de um circuito, e é por isso que são tão utilizados em conexões de LEDs, como ilustrado no início do texto.

Por conta de suas múltiplas possibilidades de uso, existem diversos tipos de resistores para atender a diferentes usos. Eles podem ser classificados em fixos ou variáveis.

Representação na Fórmula

O resistor é representado, nas fórmulas físicas, pela letra R. Na fórmula, a resistência elétrica é medida pela divisão entre a tensão (U) – medida em volts – pela corrente elétrica (i) – medida em ampères.

representação da fórmula

Na ilustração de um circuito, o resistor pode ser representado por um dos desenhos acima.   

Quais são os tipos de resistores?

diferentes tipos de resistores

Existem essencialmente, dois tipos de resistores: os fixos e os variáveis. Veja um pouco sobre cada um deles: 

Resistor fixo  

A principal característica do resistor fixo é que ele possui uma resistência fixa. Ou seja, nesse tipo de componente, a resistência será sempre a mesma, independentemente de como estiver sendo aplicada.

Alguns exemplos de resistores fixos são: filme de carbono, filme de óxido de metal, composição de carbono e enrolamento de arame.

Resistor variável

Já no resistor variável, a resistência entre os terminais vai alternando, conforme o botão é girado. Normalmente, em um lado do dispositivo a resistência é nula e, no outro, a resistência é máxima – que varia de componente para componente.

Alguns exemplos de resistores variáveis são: 

potenciômetros

Os potenciômetros são bastante comuns em diversas aplicações, mas são usados, geralmente, para controlar equipamentos de som. Como é o caso dos amplificadores.

  • Coeficiente de temperatura positivo

coeficiente de temperatura positivo

O funcionamento desse resistor é o seguinte: a resistência aumenta conforme a temperatura aumenta. Por isso, é usado normalmente em televisores.

  • Magnetorresistor

magnetorresitor

Esse tipo é bastante utilizado em medidores de velocidade, que são controlados por campo magnético.

  • Varistor, ou metal óxido varistor

O varistor varia de acordo com a tensão aplicada a ele. Por isso, é muito utilizado para proteger circuitos eletrônicos de ou picos elétricos que possam entrar por nossa rede elétrica. 

O pico elétrico é visto como um aumento repentino na tensão, e é aí que o resistor entra: ele protege o circuito eletrônico dessas oscilações perigosas.

  • Resistor LDR

varistor

Além dos tipos fixos e variáveis, existe um outro tipo de dispositivo: o Light Dependent Resistor (LDR), que é um resistor dependente da iluminação: quanto mais luz, menor a resistência e vice-versa. Desse modo, a resistência vai ser alterada de acordo com o nível de luminosidade.

Esse componente é muito usado em aparelhos que identificam o horário e claridade do dia, funcionando com base nisso. Um exemplo bastante usual são os postes de luz: de dia, o sensor identifica que o ambiente já tem luz suficiente, e à noite, ele acende a lâmpada ao identificar a falta de luminosidade.

  • Termistor 

termistor

O termistor é um tipo de resistor que varia de acordo com a temperatura, comumente encontrado em fontes de alimentação. Seu objetivo é monitorar a temperatura do equipamento e entrar em ação caso ela se exceda. 

O funcionamento desse instrumento é simples e muito útil: em um circuito eletrônico com termistor, a fonte se desliga caso atinja uma temperatura muito alta, para não queimar o aparelho.

Onde encontrar os principais tipos de resistores 

Na Mult Comercial, você encontra os melhores componentes para você montar seu circuito eletrônico da melhor forma. Oferecemos resistores fixos e variados da melhor qualidade para garantir mais praticidade ao seu dia a dia. 

Não deixe de conferir o nosso blog – temos muito conteúdo bacana para acrescentar nos seus conhecimentos sobre elétrica e eletrônica!

 

Categorias: Eletrônica

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *