Principais ferramentas para eletrônica para ter na bancada

Publicado por Mult Comercial em

Todo profissional de eletrônica necessita dos instrumentos certos para realizar suas tarefas diárias e ter êxito no trabalho. No entanto, existem tantas ferramentas para eletrônica, que fica difícil decidir quais são as de maior custo-benefício, isto é, aquelas que mais compensam adquirir como um investimento.

No post de hoje, vamos te mostrar quais são os principais itens que você, profissional ou hobbista, precisa ter em sua bancada eletrônica. Então, acompanhe a leitura e fique por dentro do que você deve ter em seu inventário.

Como montar uma bancada eletrônica eficiente

Como montar uma bancada eletrônica eficiente

Antes de montar sua oficina, é indispensável fazer um planejamento. Sabemos que você é precavido e que não quer ficar na mão com a falta de algum acessório, mas de nada adianta adquirir algo que nunca será utilizado e deixar de comprar aquilo que pode ser usado no dia a dia.

É importante conhecer quais são as suas necessidades e investir em componentes que auxiliem nessas tarefas. Você vai ver que apostar nos equipamentos corretos tornarão seu trabalho mais eficiente, eficaz e prático.

Portanto, para montar uma bancada eficiente, você deve saber com o que está lidando e tomar conhecimento da finalidade de cada aparelho antes decidir o que vai ser mais útil em seu cotidiano. Vamos lá!

Equipamentos essenciais para eletrônica e seu uso

Equipamentos essenciais para eletrônica e seu uso

Todas as ferramentas para eletrônica são úteis, isso é fato. Algumas mais do que as outras, justamente por possuírem funcionalidades ímpares, insubstituíveis.

Veja mais a fundo quais são os equipamentos essenciais e suas funções:

Equipamentos de solda

Equipamentos de solda

Se tem algo que é essencial em uma bancada eletrônica, são os itens direcionados à solda. Eles apresentam utilidades fundamentais, tanto para quem trabalha com manutenção de placas, quanto com instalações elétricas ou projetos de Arduino. A solda é imprescindível na maioria dos casos.

Conheça alguns itens relacionados à solda que você deve ter:

Estação de solda

Esse dispositivo permite você ajustar o ferro de solda a uma temperatura constante, assim, é perfeito para quem trabalha com componentes eletrônicos mais sensíveis, que podem queimar se entrar em contato com um ferro muito quente.

A estação de solda é muito útil para quem trabalha com solda de CIs, por exemplo.

Algumas estações de solda possuem, também, um soprador de ar que é regulado na temperatura desejada. Eles são bastante funcionais especialmente para quem trabalha com solda de componentes muito pequenos, como acontece na manutenção de placas de circuito.

Ferro de solda

Para muitos, esse equipamento já está de bom tamanho. Para quem não lida com peças muito delicadas, não há necessidade de uma estação. Um ferro de solda já dá conta do recado.

É um dispositivo básico e, ao mesmo tempo, muito funcional, por isso, aposte em uma opção de qualidade para que ele tenha vida útil prolongada.

Suporte para colocar ferro de solda

Quem nunca acabou queimando o braço, a mão ou derreteu algo que estava na mesa, junto com o ferro de solda? Esse equipamento fica bem quente e, sem a ponta devidamente tampada, pode sair queimando tudo que estiver por perto.

O suporte resolve facilmente esse problema, garantindo mais segurança e qualidade ao se organizar, sem o risco de se machucar.

 Sugador de solda

Esse acessório é praticamente obrigatória para quem trabalha com solda. Sua utilidade consiste na sucção de restos e excessos de solda, deixando tudo organizado e limpo.

Protetor de bico de soldador de solda

Esse item protege o bico do sugador de solda, garantindo maior vida útil ao acessório. Ele é feito com um material resistente a altas temperaturas.

Instrumentos de medição

Instrumentos de medição

Quem trabalha com elétrica ou eletrônica necessita de precisão nos dados. Amperagens, voltagens, temperaturas e correntes, por exemplo, precisam oferecem um valor exato na hora da manutenção. Alguns itens fundamentais para isso são:

Multímetro

Esse dispositivo é obrigatório para quem atua na área. Com ele, você consegue medir correntes, resistências, tensões e muitas outras funções relacionadas.

Ele é bem simples e eficiente. Você o encontra nas opções digital e analógico: o digital é mais fácil de usar, mas o analógico é mais preciso. Tudo depende do perfil do profissional.

Osciloscópio

Esse equipamento é muito utilizado por profissionais que desejam analisar os sinais variáveis no tempo. Ele possibilita a observação do potencial de uma corrente elétrica em vários pontos de um circuito, medir tensões e detectar o mau funcionamento de algum circuito na máquina.

Outros equipamentos

Outros equipamentos

Além de medição e solda, também é importante termos em nossa oficina aparelhos como:

Protoboard

Essa é um item quase obrigatório para quem trabalha com Arduino ou com eletrônica. Isso porque trata-se de uma placa que permite você testar seus circuitos sem precisar moldar nada.

Soprador térmico

Esse dispositivo é muito útil para encapar emendas ou outros itens desencapados. Basta colocar o tubo no local que deseja isolar, apontar o soprador térmico e pronto.

Onde comprar ferramentas para eletrônica

Esses são alguns equipamentos fundamentais para você ter em sua bancada.

Na hora de adquirir seu novo dispositivo, é indispensável buscar por uma loja responsável, que trabalhe com materiais de qualidade e boa procedência. Assim, você estará fazendo um ótimo investimento: seus itens vão ter uma vida útil estendida e não vão te deixar na mão.

Na Mult Comercial, você encontra as melhores opções em componentes e ferramentas para eletrônica – das melhores marcas e modelos do mercado. Confira em nossa loja!

Categorias: Eletrônica

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *