Organize seus componentes eletrônicos com um gaveteiro plástico.

Publicado por Mult Comercial em

Pequenos fatores podem fazer uma diferença enorme quando o assunto é organização! Trabalhar com componentes eletrônicos certamente é um dos ofícios que mais exigem organização, devido ao grande número de itens que envolve cada serviço. Um gaveteiro plástico, por exemplo, é uma ótima forma de deixar seu ambiente de trabalho mais organizado.

O psicólogo Jordan Peterson, em seu livro mais atual, 12 Regras Para a Vida, começa com uma regra que parece extremamente banal, mas difícil de levar para a vida: “Arrume seu quarto”. Ele insinua que só a organização é capaz de criar condições adequadas para as nossas atividades.

A mesa do seu computador, sua bancada, escrivaninha, tudo isso diz muito sobre como você trabalha. O fundamental não é estar sempre organizado, mas ter os meios para se organizar. Entendeu?

Perto de frequencímetros, placas, fontes, aparelhos e ferramentas complexas, alguns acessórios podem parecer modestos, porém, a capacidade de otimizarem seu trabalho é grande. Veja agora como organizar seus equipamentos eletrônicos com um gaveteiro plástico!

Como se organizar utilizando um gaveteiro plástico?

Não perca de vista a objetividade!

Não perca de vista a objetividade_

É natural se empolgar com acessórios novos e querer dividir os capacitores por cor, lote e qual outro critério surgir na hora. Mas é provável que em poucos dias você já tenha perdido o ânimo de ficar organizando tudo e perceba que aquilo pode consumir tempo demais.

Talvez seja interessante manter um critério mais objetivo, pelo volume de uso e a dinâmica. Por exemplo, deixe os componentes que são usados com mais frequência acessíveis.

Cuide dos componentes que podem oxidar

Cuide dos componentes que podem oxidar

Ocasionalmente, você vai testar os componentes em seu multímetro. Cuidá-los ajuda a garantir menos testes e desperdícios de materiais. Um saquinho de sílica entre aparelhos mais sensíveis pode preservá-los da umidade. Caso perceba que os seus materiais têm oxidado com facilidade, a dica é mover a bancada de lugar.

Dê prioridade na organização de equipamentos de difícil leitura

Dê prioridade na organização de equipamentos de difícil leitura

Resistores costumam ser muito pequenos. Ficar parando para consultar a potência na tabela pode consumir tempo demais. Então, que tal separá-los por potência? De um lado, coloque aqueles acima de 10k e do outro, os que estão abaixo.

Se preferir, separe-os em pequenos saquinhos, isso também ajuda a preservá-los da oxidação.

Mantenha aparelhos que se relacionam próximos

Mantenha aparelhos que se relacionam próximos

Ao usar um potenciômetro, você precisará escolher um resistor adequado. Deixá-los próximos ajuda a manter uma ordem mais do que visual: algo prático que não te fará ter de fuçar pelas gavetas por muito tempo.

Faça separações menores

Faça separações menores

Com uma pequena tira de papelão, dá para separar ainda mais cada segmento. Separando antecipadamente os resistores, por exemplo, fica mais fácil encontrá-los e guardá-los depois.

Coloque etiquetas nas gavetas

Coloque etiquetas nas gavetas

Não precisa ser nada tão específico, mas o simples ato de marcar cada parte já é um incentivo para manter a organização. Se você trabalha com projetos muito específicos, pode nomear uma gaveta inteira para uma determinada etapa.

Jogue fora o que não for usar

Jogue fora o que não for usar

É normal ter dó de jogar algo fora, sempre acreditamos que acabaremos reutilizando aquele pedaço de fio ou um equipamento seminovo que substituímos. Só que esse é um dos comportamentos que faz com a organização se perca.

É bom desapegar às vezes!

Desapegue, mas não esqueça de substituir

Desapegue

Ao comprar novos componentes, é provável que você os adquira em volumes que durem um determinado tempo ou intensidade de uso.

Ao jogar fora os que não são reaproveitáveis, não deixe de substituí-los. Assim você mantém o espaço ocupado, não cedendo a tentação de usar a gaveta vazia para jogar outros itens desnecessários.

Se o desperdício tem sido um problema constante, é hora de rever a questão da quantidade. Será que você não está exagerando?

Improvise

Improvise

É natural acreditar que só o melhor gaveteiro plástico, cheio de compartimentos e estampas vai realmente te tornar um “organizador profissional”.  Você pode fazer mais do que imagina com o que tem!

Se seu gaveteiro plástico já tem te ajudado bastante, dando um princípio mais dinâmico para o seu dia a dia, você pode fazer alterações pequenas sempre que julgar necessário. Criatividade é outra fator importante para o seu trabalho. E você, mais do que ninguém, sabe das suas demandas!

Cada pequena parte dos processos pode ser otimizada e às vezes custa muito menos do que você pensa. Nem sempre é fácil ter aquele grande insight sobre a organização do ambiente, mas o uso de gaveteiros plásticos é quase uma regra entre os variados tipos de profissionais. Basta observar nos vídeos de grandes laboratórios.

Não é o gaveteiro mais elaborado que fará de você alguém mais organizado, mas sim criar o hábito, e isso acontece com o tempo.

Na Mult Comercial você encontra componentes, acessórios e ferramentas para diversos ramos da eletrônica. Navegue por nossas categorias e renove sua bancada com as melhores condições.

Se você é apaixonado pela eletrônica e quer ficar sempre atualizado, assine nossa newsletter, para receber conteúdos novos e variados sobre lançamentos, dicas, reviews e muito mais!

Categorias: Dicas e Tutoriais

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *