Multímetro automotivo, saiba como escolher o melhor para sua oficina

Publicado por Mult Comercial em

Um dos campos de atividade que tem recebido uma série constante de implementos eletrônicos é o setor automotivo. Uma comparação rápida com a estrutura dos carros de ontem e dos atuais demonstra facilmente como sua dinâmica mudou rapidamente.

Para os profissionais do meio, a base de diagnósticos de cada vez mais componentes passa pelos multímetros, o que explica bem o advento dos multímetros automotivos e a presença cada vez mais constante desse tipo de equipamento em seu dia a dia.

A energia usada pelos sistemas automotivos mais antigos era bastante simples; a ignição, os faróis, o rádio e a buzina, basicamente. As baterias tinham menos escalas na distribuição de energia, assim como menos componentes e recursos que a utilizavam.

Mas hoje, não é difícil perceber como tudo isso mudou radicalmente. Com o tempo foram implementados a ignição e a injeção eletrônica, os sistemas de freios ABS, os microcomputadores de bordo, os painéis de mostradores, os vidros elétricos, os circuitos integrados ganharam um papel muito importante no dia a dia dos projetistas, dos reparos automotivos e mudaram completamente nossa experiência com nossos automóveis em diversos níveis.

 

Multímetro para profissionais

O multímetro no meio automotivo

O eletricista de automóvel se vê obrigado constantemente a se instrumentalizar em relação à técnica e aos equipamentos para lidar com os mais variados tipos de automóveis e seus sistemas, o que não é uma tarefa nada fácil. Além de cada vez mais complexa, pode acabar sendo mais onerosa do que o calculado. Muitos equipamentos são bastante sofisticados e nem sempre podem fazer parte de todas as oficinas. Mas isso não torna impossível a análise de muitas das partes elétricas. Um dos instrumentos mais acessíveis e fundamentais sempre tem seu lugar garantida na bancada de todos os técnicos: o multímetro.

Como instrumentos base de diagnósticos em artigos eletrônicos, o multímetro não poderia deixar de ser a primeira ferramenta do técnico para fazer os mais variados testes sobre o sistema do carro.

Os multímetros, em geral, se dividem em duas categorias, os analógicos e os digitais, e para entender melhor o conceito desse equipamento e seus modelos, você pode conferir nossa postagem sobre o tema em tipos de multímetros e suas diferenças.

Qual o melhor multímetro?Qual o melhor multímetro para o meio automotivo?

Agora que você já navegou por alguns dos conceitos básicos de ambos os modelos de multímetros, fica mais fácil determinar qual seria mais efetivo em determinadas situações.

Você perceberá que, para cada tipo de aplicação, um pode acabar se sobressaindo, graças às funções digitais ou a forma intuitiva do mostrador em relação à oscilações.

Mas, considerando as necessidades especiais dos técnicos automotivos, algumas empresas entenderam a necessidade de desenvolver um aparelho que vá de encontro com as demandas específicas desse meio, e é nessas circunstâncias que o multímetro automotivo é desenvolvido.

Características do multímetro.

O multímetro automotivo

O multímetro automotivo possui algumas funções extras muito importantes no trabalho dos técnicos automotivos. Além das grandezas base, ele também vem equipado com algumas funções extra, como:

Rotações Por Minuto (RPMs)

Ângulos de abertura dos cilindros

Estado de trabalho

Tempo de permanência (Dwell time/Dwell Angle).

Eles são construídos com design digital para auxiliar na adição de funções extras que são muito importantes para sua operação. Como por exemplo a capacidade de encontrar automaticamente a escala mais adequada para o parâmetro selecionado.

Por exemplo, ao medir a amperagem de um componente, ajudando a evitar erros na medição, a função de escala automática encontra a mais relevante, como ampére, miliampere, microampères.

Para auxiliar na medição de outras escalas, além das pontas de prova, você pode conectar ao aparelho uma pinça indutiva de medida de rotação e um terminal para medida de temperatura e sinais de beep para medir continuidade, tornando mais seguro e prático o diagnóstico.

 

Vantagens de adquirir o seu multímetro.

Vale a pena adquirir um multímetro automotivo?

Se seu foco é trabalhar com eletrônica automotiva, certamente.

Por mais que os multímetros analógico e digitais comuns tenham funções base idênticas e seus benefícios, o trabalho na elétrica automotiva tem demandas mais específicas e escalas variadas. As funções e acessórios extras dos multímetros automotivos auxiliam muito na precisão e facilidade de medição e diagnóstico.

O desenvolvimento desse modelo tão específico só foi projetado devido às particularidades do ramo. É difícil imaginar que alguma empresa apostaria em um equipamento tão específico se não houvesse um nicho de grande demanda.

Com um multímetro automotivo você trabalhará com mais propriedade e de forma muito mais prática, preparado para os próximos implementos na categoria, sem precisar ficar alternando aparelhos, fazendo cálculos ou correndo o risco de ter imprecisões.

Conclusão

A instrumentalização adequada é um passo fundamental no profissionalismo, e na Mult Comercial você encontra uma grande série de aparelhos, acessórios e recursos para os mais diversos ramos da eletrônica. Ao navegar por nossas categorias, você poderá comprovar a variedade e as melhores condições para equipar seu ambiente de trabalho.

Se você curte conteúdos sobre eletrônica, reviews, novidades e tutoriais, pode assinar nossa newsletter para receber nossas publicações em primeira mão!

Categorias: Dicas e Tutoriais

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *