Motor de Corrente Contínua: o que é e como funciona?

Publicado por Mult Comercial em

Para que uma máquina elétrica funcione, é necessária a presença de diversos componentes em sua composição. O motor elétrico, também conhecido como atuador elétrico, é um dos principais itens de um sistema, pois trata-se de um dispositivo que transforma a energia elétrica em energia mecânica.

A energia mecânica, que pode ser definida como a capacidade de um corpo de realizar um trabalho, é fundamental quando o assunto é funcionamento e, por isso, o motor elétrico ganha tanta importância: pois recebe a energia elétrica, a qual todos têm acesso, e a transforma em uma energia mecânica – tudo isso unindo baixo custo, versatilidade de adaptação e bom rendimento. Por esta razão é um dos motores mais utilizados no mundo.

Dentre os principais tipos de motores elétricos, encontramos os Motores CC (Corrente Contínua), que ganham destaque devido à simplicidade de controle da velocidade, com base na tensão aplicada.

Muita gente se pergunta sobre qual a diferença entre o motor CC e o motor CA (Corrente Alternada). No post de hoje, vamos explicar o que é motor de corrente contínua, a diferença com o motor de corrente alternada, como funciona e seus tipos.

Acompanhe a leitura e saiba mais sobre o assunto!

O que é motor CC?

O que é motor CC_

De maneira simplificada, o motor de corrente contínua é um motor alimentado por corrente contínua, que pode vir de uma bateria ou outra fonte de alimentação CC.

É interessante que, nesse componente, a troca de energia entre o rotor e estator acontece com ou sem as escovas, e o controle da velocidade pode ser feita simplesmente pela variação de tensão.

É justamente nisso que o motor CC difere do CA. Olha só a distinção básica entre os dois:

Motor CC X Motor CA

Motor CC X Motor CA

Embora esses motores sejam bastante semelhantes, eles divergem em alguns aspectos, especialmente no que diz respeito ao controle da velocidade.

No motor de corrente contínua, a velocidade muda de acordo com a tensão aplicada. Essa tensão é linear, o que torna os cálculos e o controle de velocidade muito mais simples.

Enquanto isso, no motor de corrente alternada a velocidade e a corrente são controladas apenas pela frequência da tensão, assim, só podem ser ajustadas por meio de um variador de frequência.

De modo geral, o motor CA é mais barato, apesar disso, o preferido da vez é o motor CC, quando há necessidade de ser ajustada constantemente e pela simplicidade de controle de velocidade.

Composição do motor cc e como funciona

Composição do motor cc e como funciona

Para entender como é o funcionamento desse tipo de componente, é bom ter em mente sua composição. De maneira básica, ele é composto por um estator magnético, escovas, bobinas montadas no rotor, comutador e eixo. Veja:

  • Carcaça: tem formato retangular, hexagonal ou octogonal;
  • Enrolamento do Rotor e Estator: são bobinas com fios de cobre esmaltados;
  • Tampas: feitas de ferro fundido ou soldadas;
  • Comutadores: feitos de cobre e materias isolantes de alta qualidade;
  • Porta-Escovas: fabricadas com alta tecnologia, asseguram uma vida longa ao sistema mecânico;
  • Escovas: normalmente são de eletrografite ou grafite natural, dependendo das especificações da carga;
  • Mancais: rolamentos de esfera ou rolo;

O princípio de funcionamento é: quando a corrente elétrica atravessa a bobina e o campo magnético do ímã, é gerada uma força mecânica que produz o torque e o giro do eixo do motor.

Tipos de motor CC: com escova X sem escova

Tipos de motor CC_ com escova X sem escova

Existem vários tipos de motores de corrente contínua: Motor CC com excitação, independente, Série, Shunt (em Derivação), Ímãs permanentes, Sem escovas (Motor DC Brushless). E os que mais diferem entre si são os com e sem escova.

Os motores elétricos escovados são aqueles que utilizam escovas que entram em contato com o comutador para alimentar o rotor.

Pensando no lado positivo, esse tipo de componente é mais barato do que a opção sem escova e é, também, mais simples. Por isso, podem funcionar em ambientes externos, já que não possuem componentes eletrônicos.

A parte negativa é que os motores escovados necessitam de manutenção constante para manter as escovas em dia, substituindo sempre as que estiverem desgastadas.

Já os motores elétricos sem escova (ou brushless) são compostos por um ímã no lugar das escovinhas. É um tipo de motor mais eficiente, que necessita de menos manutenção e ocasiona menos ruído, mais potência e maior velocidade.

No entanto, devido à maior complexidade de seus elementos, o motor Brushless tem um custo maior de produção e isso contribui para o seu preço ser maior do que os com escovas.

Vantagens de utilizar motores CC

Vantagens de utilizar motores CC

São muitas as vantagens que representam o motor de corrente contínua. Olha só:

  • Segurança e confiabilidade;
  • Longo intervalo de manutenção;
  • Possibilidade de variação de velocidade/
  • Alto valor de eficiência;
  • Pouco ruído;
  • Capacidade de cargas dinâmicas;
  • Resistência a oscilações;
  • Leve;
  • Construção Robusta;
  • Qualidade de comutação;

Onde comprar motor de corrente contínua

Na Mult Comercial, você encontra modelos diferenciados de motores de corrente contínua! São componentes de qualidade e boa procedência, para você que busca sempre trabalhar com um produto confiável.

E não para por aí: temos também motores de corrente alternada e diversos outros itens de eletrônica para atender a todas as suas necessidades. Não deixe de conferir!

Categorias: Eletrônica

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *