Modelos de cantoneira para proteger seu amplificador

Publicado por Mult Comercial em

Amplificadores e caixas acústicas são companheiros que podem durar uma vida inteira.  A integridade dos itens está diretamente ligada aos cuidados que o usuário terá.

Para preservá-los, uma cantoneira de amplificador é um dos principais investimentos, com um custo mínimo e um retorno bastante satisfatório. Legal, não? Você customiza seu aparelho e ainda o mantém seguro!

Continue a leitura e confira os modelos de cantoneiras que separamos para você!

Por que optar por uma cantoneira de amplificador?

Por que optar por uma cantoneira de amplificador_

Já percebeu como muitos amplificadores, caixas de som e acústicas não acompanham uma cantoneira direto de fábrica? Isso não é uma questão de “aparelhos baratos com pouco acabamento”. Muitas das linhas mais populares, como Fender e Marshall, não disponibilizam essa peça.

Talvez por fazerem produtos de grande saída, para diferentes tipos de usuários, optam por enviá-los em um nível básico para sua customização.

Mais do que um adereço, a cantoneira para amplificador atende algumas necessidades muito práticas do dia a dia, por exemplo:

  • Ao carregar seu amp com as mãos, nada mais natural do que ter a aresta pontiaguda da caixa batendo contra sua perna.

Mesmo aqueles amps que apresentam um bom revestimento, podem começar a se deteriorar e expor as bordas pontiagudas. Por ser muito fácil esbarrar nelas, a falta de uma cantoneira para amplificador acelera esse processo.

Ao guardar o amp em caixas de transporte, a cantoneira ajuda a diminuir a abrasão com as bordas do case.

  • A partir do momento em que a borda do caixote está exposta, é uma questão de tempo até que a madeira comece a ficar quebradiça. Esses pequenos impactos acabam aumentando o raio das lascas, e sabemos bem que nenhuma queda é programada, elas sempre acontecem nas circunstâncias mais infelizes.

Estar com seu amplificador bem protegido é a única forma de evitar situações como essas, além de ser muito mais barato instalar cantoneiras no lugar de substituir sua madeira.

  • Amplificadores de baixo e guitarras que geram grandes vibrações, como aquelas que usam muitos pedais de fuzz ou um grave alto têm tendência de descolar as membranas do falante, causando um barulho com aspecto falho ou desagradavelmente distorcido.

Ao usar um amplificador sem o calçamento adequado, ou pior, desproporcional, você estimula e acelera esse tipo de processo, pois o aparelho precisa de estabilidade para ressonar sua vibração da forma como foi projetado.

  • Se você apoia seu amplificador em suportes ou apoia um cabeçote sobre o amp, certamente deve temer por quedas inesperadas. Cabeçotes costumam ser peças sensíveis e não muito baratas. A borda sobressalente da cantoneira oferece uma barreira extra contra o deslize do cabeçote. Uma vibração forte em um amp mal calçado ou uma trombada podem ser fatais.

A cantoneira oferece uma aderência extra, não apenas para apoiar seu amp em um suporte como também ao retirá-lo de cases de transporte. Alguns amplificadores são bem pesados e precisam ser alçados com as duas mãos ao invés da alça. A cantoneira dá um ponto de apoio.

Alguns dos modelos de cantoneiras de amplificador

Você pode optar por diferentes modelos, que se relacionam com seus gostos e necessidades práticas. Boa parte dos amps possuem uma estrutura mais ou menos padronizada, tanto por determinações técnicas como para dar um bom nível de customização para seus consumidores.

  • Cantoneiras diagonais

Cantoneiras diagonais

Esse modelo é muito comum em caixas de fabricação mais independente, caixas acústicas e em combos para cabeçotes muito pesados.

Podem ser aplicadas em outros produtos e costumam ter uma estrutura para tornar mais fácil seu carregamento com carrinhos, por exemplo. Isso porque possuem bordas quadradas e protuberâncias antiderrapantes.

  • Cantoneira reta

cantoneira reta

Costuma acompanhar cubos mais simples e, mais do que a anterior, pode ter acabamento de diversos outros produtos.

É comum que venham em versão zincada ou prateada. Assim como as diagonais, pode ser que não caibam em todos os modelos, por serem de um tamanho específico e algumas versões de amps possuírem um achatamento frontal.

Cantoneiras angulares

Produzidas em materiais mais maleáveis, escondem as pontas sobressalentes e são facilmente ajustáveis.

Nas versões em plástico, podem ser encontradas em diversas cores e densidades. Costumam acompanhar caixas médias, customizadas e são uma boa proteção para quem possui criança em casa.

Dicas gerais ao escolher e instalar a cantoneira para amplificador

Dicas gerais ao escolher e instalar a cantoneira para amplificador

  • Considere suas necessidades ao escolher: se quiser proteger as bordas, especialmente se tiver crianças, opte pela cantoneira angular. Para caixas mais pesadas, talvez a diagonal ajude no transporte.
  • Posicione bem a cantoneira antes da furação. Ainda que as angulares sejam mais flexíveis e suportem pressão extra, as outras precisam de uma instalação precisa.
  • Se você escolheu um estilo diferente do preto básico, é muito provável que queira combiná-la com sua alça. Na Mult Comercial você encontra diversos modelos de alças  especiais para customizar seu amp!

Além de proteger seu equipamento, você pode customizá-lo com preços acessíveis e uma grande variedade de modelos. Na Mult Comercial você confere todos os componentes para eletrônica, desde amplificador até artigos de robótica.

Se você curte o universo da eletrônica, nosso blog tem uma série de postagens com reviews, lançamentos, tutoriais e muito mais. Assinando nossa newsletter, você recebe tudo em primeira mão!

Categorias: Eletrônica

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *