Instrumentos de medição essenciais na eletrônica

Publicado por Mult Comercial em

Diversas profissões lidam com grandezas e medidas de propriedades diferentes. Para elas, torna-se indispensável o auxílio de instrumentos de medição, que servem para proporcionar mais precisão ao trabalho e, assim, garantir que o projeto vai ter um resultado satisfatório e seguro. Mas, você sabe quais são os tipos de instrumentos de medição?

O que são instrumentos de medição

o que são instrumentos de medição

Para quem não está familiarizado com o termo, pode ter dúvidas do que se trata. Basicamente, os instrumentos de medição são dispositivos usados para medir, examinar e testar dados. Dentre os exemplos mais comuns, não podemos deixar de mencionar o relógio, o termômetro e a régua.

Com base nesses exemplos, já é possível perceber que existem diversos tipos de medidores, um para cada finalidade. A régua, por exemplo, mede o comprimento de alguma superfície em centímetros, enquanto o relógio mede o tempo em horas e segundos, e o termômetro, a temperatura em graus. Aí, pode ser em graus Celcius, Fahrenheit ou Kelvin.

Enfim, existem diversas formas de mensurar, vai depender do que vai ser medido e qual sua unidade.

Tipos de instrumentos de medição

Aqui, você vai conhecer alguns tipos de instrumentos que são utilizados na eletrônica, dispositivos que fazem toda diferença quando o assunto é praticidade e precisão. Então, se você trabalha nessa área ou pretende iniciar sua carreira, veja quais são os itens essenciais para ter em sua bancada eletrônica e otimizar seu trabalho!

Multímetro 

multímetro

Quando o assunto é funcionalidade, o multímetro é um dos principais equipamentos. Também conhecido como multiteste, o aparelho tem esse nome justamente por ter múltiplas funções, podendo realizar o trabalho do Voltímetro, Ohmímetro e Amperímetro. Veja algumas análises que esse equipamento pode fazer:

  • Corrente elétrica (função do amperímetro);
  • Resistência elétrica (função do ohmímetro);
  • Tensão elétrica (função do voltímetro);
  • Capacitância;
  • Frequência de sinais, entre outros.

Existem dois tipos de multímetros: o multímetro digital e o multímetro analógico.

Osciloscópio

osciloscópio

Este é um aparelho eletrônico que mede sinais elétricos e eletrônicos, que permite visualização da intensidade do sinal e do tempo, assim, é útil para realizar uma análise da periodicidade de sinais e da diferença de potencial.

O osciloscópio é multifuncional e possui diferentes aplicações, por isso, atende a profissionais de diferentes áreas. Algumas de suas funções são: analisar o funcionamento das unidades eletrônicas, manutenção de televisores, vibrações do motor, projetos de circuitos de condicionamento de sinais e muito mais.

Assim como o multímetro, ele também tem a versão analógica e digital.

Alicate Amperímetro

alicate amperímetro

O alicate amperímetro é uma ferramenta que oferece segurança e praticidade para conseguir resultados precisos.

Ele é capaz de medir o campo induzido por meio da corrente que passa entre suas pinças, sem a necessidade de ter um contato direto com o circuito. Desse modo, é o instrumento ideal para medição de voltagens moderadas, que sejam menores que 480V, e para aplicação de correntes.

Sabe aquele item indispensável na bancada? Esse alicate é um deles!

Capacímetro

capacímetro

O capacímetro, de modo simples, é o equipamento que serve para fazer leitura e análise de capacitores: eletrolíticos, cerâmicos, entre outros. Esse aparelho funciona por meio da reatância capacitiva: uma corrente que passa pelo capacitor é medida após uma tensão ser aplicada em seus terminais.

Desse modo, quanto maior for sua capacitância, maior a corrente que nele circula e menor sua reatância capacitiva. Hoje, é muito comum a utilização de capacímetros digitais, os quais oferecem diversos modos de utilização em um único aparelho.

Não deixe de ter esse item se, no seu dia a dia, você lida com capacitores; pode ser essencial em sua rotina.

Tacômetros

tacômetro

O tacômetro é um equipamento muito utilizado na medição da velocidade de rotação de algum dispositivo, como o eixo de um motor ou outro item elétrico ou mecânico. Geralmente, ele indica qual é seu RPM, ou seja, as revoluções por minuto.

Quando utilizado como tacômetro de contato, ele permite medir a velocidade linear, de metros por segundo. Já no modo fototacômetro, o aparelho conta com uma mira laser de até um metro de distância do ponto de rotação.

Além disso, conta com um indicador de cristal líquido que torna mais prática a leitura das medidas.

Trena digital

trena digital

A trena digital, ou a laser, é um aparelho útil para calcular distâncias, largura, área, altura e volume. Ou seja, é uma trena que se difere da tradicional especialmente pela forma e praticidade de uso.

É um item extremamente útil, principalmente no contexto de construção e reforma: ela determinará a quantidade de materiais necessária com base nos dados levantados.

Com um alcance de até 80 metros e precisão de milímetros, a trena se mostra como um equipamento fundamental para profissionais de diferente áreas.

Testador e Detector

testador e detector

Por último e não menos importante, você não pode deixar de adquirir um testador e detector em sua bancada. Esses equipamentos permitem que você realize testes em diversos componentes eletrônicos, detectando como está sua condição.

Dessa forma, é possível analisar se a peça está funcionando normalmente ou não, e, assim, se o componente pode ou não ser utilizado. É um item indispensável para qualquer profissional da eletrônica, por exemplo.

Onde comprar os melhores instrumentos de medição

Na Mult Comercial, você encontra os melhores aparelhos de medição para compor sua bancada eletrônica. Com nossos produtos, seu dia a dia vai ter muito mais praticidade e funcionalidade, otimizando muito mais o tempo de trabalho.

Mais que isso, esses dispositivos garantem um bom resultado nos seus projetos, com mais segurança e eficiência. Portanto, não deixe de conferir os produtos da Mult Comercial!

E aí, quais desses aparelhos mencionados você mais usa no seu dia a dia? Conta pra gente nos comentários!

 

Categorias: Eletrônica

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *