Como escolher o fio elétrico correto para instalação de chuveiro

Publicado por Mult Comercial em

Instalar chuveiro elétrico causa receio em muitas pessoas, e não é sem razão: mexer com altas potências de eletricidade e água exige cuidado mesmo. Por isso, é importante estar bem informado para mexer nas suas instalações – fatores como a tensão da rede, a potência do aparelho e o tipo de fio ideal para a instalação.

Aliás, o fio para chuveiro é o principal instrumento para a instalação do equipamento e, para te ajudar, o blog da MultComercial preparou um guia completo de como escolher o fio de chuveiro correto.

Acompanhe a leitura e, de quebra, confira um tutorial de como instalar chuveiro elétrico!

escolhendo o fio para chuveiro

Escolhendo o fio para chuveiro

Cada chuveiro exige um tipo específico de fio para sua instalação. Usar um fio de chuveiro diferente daquele especificado pela fabricante quase sempre causa problemas te expõe a riscos!

Na embalagem do seu chuveiro, é comum que haja uma indicação do fio adequado ao modelo específico. Se você já não tem mais acesso a essa informação, não tem problema! Siga as seguintes orientações:

Primeiro, você deverá saber a potência e a tensão do chuveiro em questão. Esses dados você geralmente encontra impressos no próprio corpo do chuveiro, é só dar uma olhada ao redor, perto da chave seletora.

seção nominal em milímetros quadrados

Agora que você tem essas duas informações, vamos descobrir qual é a corrente elétrica do seu chuveiro. Para isso é só dividir a potência em Watts pela tensáo, em Volts.

Digamos que seu chuveiro seja de 5.500 W, com 127 Volts. Fazendo as contas, temos 43, que é o volume em Ampéres, a medida da corrente. Esse vai ser o número que vamos usar para escolher os nossos fios de chuveiro para a instalação.

A capacidade do fio de chuveiro deve ser no mínimo igual ou maior do que a corrente do aparelho, então, de acordo com a lista abaixo, iremos usar o fio de 10mm, que suporta até 50 Ampéres:

tabela

É importante levar em conta que essa tabela se refere a fios de até 30 metros de comprimento, acima desse tamanho, o cálculo muda, mas esse costuma ser um caso raro.

Como instalar chuveiro elétrico: passo a passo

isntalando chuveiro elétrico passo a passo

Atenção! Nunca é demais lembrar que, para manipular altas correntes elétricas é muito importante desligar o disjuntor ou o quadro geral. Se sua casa possui um quadro de disjuntores, identifique qual é o do chuveiro e desligue-o antes de começar. Não toque nos cabos sem ter certeza de que a energia está desligada. Se preferir, você pode fazer um teste com um multímetro ou uma chave de testes.

Identificando os cabos na caixa de ligação

Cada tipo de voltagem tem uma caixa de ligação diferente. Na de 127 Volts, você vai encontrar 3 cabos com diferentes funções: um cabo azul, para o neutro, um cabo verde, para o terra, e um terceiro cabo, o de fase, que pode ser preto, vermelho, amarelo ou branco – nunca azul ou verde.

Nas caixas de ligação para chuveiros de 220 Volts você vai encontrar dois cabos da mesma cor para a fase, além de um cabo verde, para o terra.

Conectando os cabos da caixa ao conector

Utilize um alicate de desencapar, um alicate universal ou um alicate de corte. Desencape todas as pontas de cabos a serem conectados, tanto da caixa quanto do chuveiro.

Para conectar os cabos, use um conector de porcelana, que é seguro e barato. Também é possível utilizar alguns outros conectores próprios para chuveiros ou mesmo realizar uma emenda; mas tenha cuidado! A emenda deve ser muito bem feita, pois pode causar superaquecimento, derreter e pegar fogo.

Se estiver instalando um chuveiro de 127 Volts, o cabo de fase fica conectado à esquerda do conector, o cabo terra ficará no meio, enquanto o cabo neutro fica à direita. Em um chuveiro de 220 volts, as fases ficarão dos dois lados, enquanto o terra ficará no meio.

Conectando os cabos do chuveiro ao conector

No lado inferior do conector, insira os cabos do chuveiro e os conecte firmemente. Os cabos do chuveiro seguem o mesmo padrão dos cabos da caixa que falamos acima.

Ligue a torneira pela primeira vez

Atenção: nunca ligue o chuveiro sem que o reservatório esteja cheio de água, ou seja, antes de ligar a torneira pela primeira vez. Se você ligar o chuveiro sem água, a resistência vai queimar!

Com o chuveiro na temperatura fria – ou modo desligado – ligue a água. Só então ligue as temperaturas aquecidas. Se tudo estiver correto, seu chuveiro deve estar funcionando perfeitamente.

Dúvidas frequentes

dúvidas frequentes

Algumas dúvidas podem surgir no meio da instalação:

Como saber qual o disjuntor do chuveiro?

Ao comprar seu chuveiro, consulte as dimensões dos componentes para instalação elétrica. O fabricante é sempre a melhor fonte de informações sobre o produto. Os valores pelos quais você procura geralmente estão na embalagem e no corpo do chuveiro.

Mas, se não for possível encontrar esses números nas fontes indicadas, encontre a corrente (em Ampéres), pelo mesmo método que ensinamos lá no início. A partir desse valor, selecione seu disjuntor, que deve ter amperagem igual ou superior à indicada.

Posso usar um chuveiro 220V em uma instalação 127V?

A resposta é não! O chuveiro é construído para comportar uma determinada tensão. Lembre-se que, para corrente alternada, quanto menor a tensão, maior a corrente, e vice-versa; em um chuveiro de 220V, os conectores serão adequados à amperagens menores. Se os cabos não estiverem corretos, o sistema não suportará e pode queimar.

Qual a tensão correta? 110V ou 127V?

127V. Na verdade, a tensão 110V é um padrão antigo no Brasil, que ainda é usado em outros países. Se você for até uma loja e pedir algo da tensão 110, o vendedor vai automaticamente te oferecer um produto de 127V.

Porque a resistência do chuveiro queima tanto?

Pode ser por vários motivos. O principal é ligar ela sem água no reservatório, porque se não houver volume adequado de água para absorver o calor, a própria resistência acaba queimando.

Outro motivo é mudar a chave de temperatura com o chuveiro ligado, porque isso causa um aumento rápido e uma fagulha, que com o tempo vai danificando a resistência.

A resistência queima muito no inverno por causa do volume menor de água no reservatório e da temperatura maior. Além disso, nos invernos mais úmidos, a resistência acaba se oxidando mais rápido.

Esse cuidado também precisa ser tomado quando for instalar os fios de chuveiro na caixa, para evitar que a umidade estrague as pontas.

Agora que você aprendeu como escolher o fio de chuveiro e instalar o equipamento, vai poupar tempo em casa, só não se esqueça de tomar todas as medidas de segurança, ok? Para conferir mais dicas sobre eletrônica no dia a dia, é só assinar nossa newsletter para conferir os melhores conteúdos toda semana!

Categorias: Eletrônica

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *