Equipamentos indispensáveis para sua bancada de eletrônica

Publicado por Mult Comercial em

Muitos profissionais costumam ter um ambiente especial para trabalhar. O caso do técnico em eletrônica certamente é um dos mais emblemáticos, pois lida com componentes, ferramentas, placas desmontadas, medidores, enfim. Uma confusão organizada!

Sem dúvidas, compor uma bancada eletrônica bem instrumentalizada é a ambição de todo hobbista e técnico profissional, e esse é muito mais fácil de se realizar quando as metas estão definidas e é possível se organizar por prioridades, entender as principais demandas e sua relação com o ambiente.

Para isso, preparamos uma pequena lista dos equipamentos que não podem faltar em sua bancada de eletrônica!

O que não pode faltar em sua bancada de eletrônica?

Um bom meio é partir do equipamento mais geral para o mais específico, vamos lá:

Multímetros

Multímetros

Esse sem dúvidas será usado com uma grande frequência. Portanto, vale a pena escolher um modelo de boa qualidade. Tanto os digitais quanto os analógicos, se forem de boa procedência, podem satisfazer suas necessidades.

Se preferir, você tem a opção de escolher um multímetro de bancada, que é mais robusto e completo, porém apresenta menor mobilidade.

Fonte de bancada

fonte de bancada

Essa é outra ferramenta fundamental para realizar testes. Se quiser ter seu espaço privado e completo, não tem como fugir da fonte de alimentação! É através dela que você irá manipular diferentes grandezas sobre as placas e componentes.

Muito durável, vale a pena optar por uma versão mais completa que não precisará ser substituída na medida em que as atividades aumentam e se diversificam.

Frequencímetro

Frequencímetro

Com o frequencímetro você terá um instrumento de medição preciso e potente. Sua função única é indispensável e suas grandezas não são capazes de ser auferidas via osciloscópio nem multímetro com tal capacidade. Se esse tipo de checagem é parte regular de suas atividades, com o tempo você sentirá a grande necessidade de agregar um frequencímetro à sua bancada.

 Ponte LCR   

Ponte LCR          

Para medir a Capacitância, Indutância e Resistência de componentes com propriedade, você precisará de uma ponte LCR, que possui versões de bancada e portáteis, com leituras precisas e essenciais para diversos profissionais.

Osciloscópio

Osciloscópio

Para auferir a oscilação de uma onda, o osciloscópio oferece opção única e necessária para quem trabalha com artigos que emitem sinal e para observar a interferência e varrer outras variáveis em aparelhos mais sensíveis a sinais.

Kit gerador de funções

Kit gerador de funções

Com um kit gerador de funções você poderá emular ondas senoidais, quadradas e triangulares. O mais legal é que você pode adquirir um kit DIY (faça-você-mesmo) por um preço acessível e ainda se divertir para montá-lo.

Kit de solda para eletrônicos

Kit de solda para eletrônicos

Para montar seu gerador de funções, assim como fazer os mais diversos reparos e instalações em placas, você precisará de uma kit de solda para eletrônicos com seus recursos básicos: ferro e fio de estanho.

Chaves e alicate

Para abrir a maioria dos aparelhos e soltar placas, um pequeno kit de chaves Philips é indispensável até para a montagem mais simples.

Para cortar cabos, mover e posicionar componentes, que muitas vezes são pequenos demais para ter precisão com as mãos nuas, um alicate de ponta fina é ideal para mover e remover diversos itens.

Cabos, muitos cabos

Cabos

É claro que essa demanda aparece de acordo com o tipo de trabalho, mas um rolo de cabinhos flexíveis é fundamental!

Componentes eletrônicos

Resistores, diodos, capacitores, leds, relés, transistores, varistores e tantos outros componentes são a base da eletroeletrônica. De uma forma ou de outra, você dependerá deles.

Gaveteiro plástico

Gaveteiro plástico

Acredite, para manter seus componentes em ordem (e você irá precisar!), é indispensável uma plataforma para separá-los. Não basta apenas mover a bagunça de um lado para o outro.

Você vai sentir a diferença em trabalhar em um espaço organizado. Além disso, com uma proteção extra, os componentes sensíveis acabam durando muito mais. Para isso, nada melhor do que investir em um gaveteiro plástico.

Saiba onde adquirir todos esses equipamentos para a sua bancada!

Saiba onde adquirir todos esses equipamentos para a sua bancada_

Com certeza você se sentirá realizado ao olhar para sua bancada bem estruturada e preparada para os mais diversos trabalhos.

É claro que alguns itens podem ser priorizados conforme as suas atividades. O que acabamos de apresentar são as principais ferramentas que costumam fazer parte do dia a dia de um profissional ou hobbista.  No final, a real demanda partirá das suas necessidades práticas durante o processo.

E não se preocupe, é possível montar uma bancada com um investimento inicial modesto. Para cada opção acima, você encontrará uma grande variedade na página da Mult Comercial. Escolha as peças que mais atendam às suas atividades e ao seu orçamento.

Para receber mais informações e conteúdos sobre o mundo da eletrônica, não deixe de acompanhar nosso blog. Toda semana publicamos uma nova postagem!

Categorias: Eletrônica

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *