Dicas importantes na hora de comprar um osciloscópio

Publicado por Mult Comercial em

O osciloscópio pode até parecer um aparelho vindo de uma série de ficção científica, mas tem estado cada vez mais acessível, tanto em termos de Mercado, quanto em operacionalidade, trazendo muitos benefícios para quem quer precisão para trabalhar e para quem quer aprender na prática sobre diversos fenômenos do mundo da eletrônica.

O que é o osciloscópio e quais suas principais funções

O que é o osciloscópio e quais suas principais funções

Podemos dizer que o osciloscópio é um equipamento de medição de ondas. Até esse ponto, temos outras ferramentas com funções muito similares, como o bom e velho multímetro ou o frequencímetro.

Acontece que cada um desses aparelhos possui funções, capacidades e formas de amostragem bastante distintas: enquanto o multímetro apresenta um alcance relativamente curto e voltado para diferentes grandezas, o frequencímetro tem um alcance muito grande, voltado para uma única grandeza e um display digital mais extenso.

Assim, a diferença do osciloscópio é a capacidade de representação das grandezas. Os dois primeiros apontam seus resultados através de dígitos que oscilam muito rápido, de forma numérica.

Já o osciloscópio faz essa amostragem através da representação gráfica da onda, pela qual é possível rastrear de forma muito mais intuitiva seus picos e a relação de tempo, podendo ser esticada ou encurtada, gravada, posta em perspectiva e muito mais.

A relação do osciloscópio, indiferente de softwares de terceiros, é mais prática e gráfica em relação às grandezas de onda.

Por que ter um osciloscópio e o que considerar ao escolher o meu?

Por que ter um osciloscópio e o que considerar ao escolher o meu_

Aprender eletrônica não é das tarefas mais simples, muitos de seus conceitos dependem da abstração de grandezas e relações matemáticas.

Um dos trunfos do osciloscópio é oferecer uma interface completa, que pode ser editada para obter análises, gravar dados e gerar situações hipotéticas. É uma ferramenta bem comum em qualquer laboratório de eletrônica.

Apesar de, historicamente, o aparelho ter a fama de confuso e pouco intuitivo, muito mudou desde então. Antes era necessário ler um denso manual para operar funções que pareciam escondidas, atualmente, a maioria dos osciloscópios digitais possui uma interface que ajuda a navegação, com um Assistente de Uso fácil de se acessar.

Ao escolher seu osciloscópio, talvez esse seja o primeiro critério a se levar em consideração: a facilidade de navegação, o quão intuitivo é o uso do aparelho e o número de funcionalidades que oferece além da medição de grandezas de ondas em si, como:

  • A geração de ondas, para fins hipotéticos, práticos e educativos.
  • A capacidade de memorização, tanto de funções quanto de valores, inclusive a capacidade de matematizá-los diretamente no display do aparelho e criar um pacote que contenha as variáveis observadas dentro de um certo período de tempo.
  • Um bom alcance de onda, no qual seja possível operar com grandezas de tempo e propagação relativamente pequenas ou grandes, com opções como atenuação para valores muito altos.
  • A possibilidade de receber outros recursos de hardware opcionais. Muitos osciloscópios possuem uma entrada extra para outros gatilhos de conexão. Com isso, será muito mais fácil operar com placas diferentes, como de energia solar, movimento, arduinos e outras.

Mais um fator que faz toda a diferença é a conectividade do aparelho. Para um equipamento tão técnico como o Osciloscópio, a capacidade de se conectar a terminais computacionais é indispensável.

Pode ser que você adquira um aparelho com menos funções por um valor mais modesto, a possibilidade de adicionar funções via software é importante, pois torna o investimento inicial sempre útil. Comprando uma licença de software, você pode fazer muito mais operações e ter funções da forma como definir. Assim o aparelho não cai na obsolescência jamais.

Conclusão

osciloscópio

O Osciloscópio é uma ferramenta muito mais completa e funcional do que se costuma imaginar, oferecendo uma série de recursos didáticos indispensáveis para qualquer laboratório ou ambiente instrucional de eletrônica.

Sobre sua bancada, o osciloscópio tem funcionalidades bastante intuitivas, capazes de fazer as vezes de outros equipamentos, como parte do multímetro, frequencímetro e gerador de onda com interface gráfica e memória computacional.

Se você está iniciando sua jornada pela eletrônica, esse equipamento consegue agilizar o aprendizado dos processos de uma forma prática.

Na MultComercial você encontra osciloscópios variados, com ótima condições e todos os artigos que precisar para formar a bancada eletrônica ideal para seu trabalho.

Se curte tutoriais, novidades e análises sobre itens e conceitos do meio, assine nossa newsletter e receba conteúdos novos direto em sua caixa de e-mail e em primeira mão!

Categorias: Eletrônica

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *