Como tocar guitarra: 5 passos para aprender

Publicado por Mult Comercial em

Se o fato de aprender a como tocar guitarra está na sua lista de maiores desejos, a Mult Comercial acaba de preparar um conteúdo especial para você que ama instrumentos musicais e deseja se tornar um guitarrista profissional de respeito.

Quer descobrir o caminho para se chegar a glória de nomes como Jimi Hendrix, Eric Clapton, Eddie Van Halen, Jimmy Page, Keith Richards, B. B. King, Brian May e outras autoridades da guitarra elétrica? Siga com a leitura desse blog post.

Aqui, destacamos 5 passos essenciais para quem está começando ou planeja começar: confira!

Dicas essenciais: como tocar guitarra?

Antes mesmo de te contar o passo a passo de como tocar guitarra, a Mult Comercial desvenda alguns segredos para você, jovem padawan dos instrumentos musicais: esteja por dentro deles e logo um mestre você irá se tornar!

  • Por que aprender a tocar guitarra?

É isso mesmo, primeiramente saiba responder esta pergunta básica. Antes de comprar a guitarra mais indicada para o seu estilo, identifique o que te motiva a se tornar um músico profissional ou mesmo quem são suas maiores influências musicais.

Desta forma, desanimar nunca será uma opção!

  • Tudo serão flores?

Não, nem tudo serão sempre flores, afinal ao tentar responder a pergunta “como tocar guitarra”, você já irá se deparar com muitos desafios de fazer até guitarristas profissionais hesitar nas respostas.

Por isso, mantenha o foco nos dedilhados, adquira bons equipamentos e estude efeitos sonoros que estarão em consonância com seu estilo de criação musical. Quer começar com o pé direito no universo da música? Confira como funciona um alto-falante antes mesmo de emitir as suas primeiras ondas sonoras!

  • Qual a porcentagem de inspiração e transpiração necessária?

Há músicos profissionais que afirmam: para aprender a como tocar guitarra, a inspiração é importante, mas transpirar é infinitamente mais. Calcule aí 10% de inspiração, enquanto 90% você usará em estudos sobre efeitos sonoros, manutenção de equipamentos musicais, preparo de afinação, ou seja, o backstage da música exige atenção redobrada.

Como tocar guitarra: passo a passo para aprender

Não tenha medo, confira agora com a Mult Comercial o passo a passo de como tocar guitarra e esteja seguro: você irá se apaixonar por cada um desses detalhes da lista!

#1 Regule a sua guitarra

A cada 10 indicações de músicos profissionais de como aprender a tocar guitarra, 9 iniciam com a sugestão de manter o instrumento bem regulado. Mas como irei regular se ainda estou começando? É simples, o próprio processo irá aumentar a sua familiaridade com o equipamento, reconhecendo sons, acordes, e mesmo quando não está tudo bem com as ondas emitidas.

Você pode começar pedindo ajuda para professores, amigos músicos ou mesmo acompanhando vídeos em canais de quem entende do assunto, mas acredite, a principal pessoa a recorrer nesse momento é você mesmo e a sua escuta atenta.

Para regular uma guitarra, é importante seguir os seguintes passos:

  • Mantenha boa entonação: é essencial que a guitarra esteja bem regulada para quando você acertar em cheio as notas, as ondas sonoras soarem bem. O contrário desanimaria até mesmo os maiores mestres jedi na música.
  • Facilite para tocar: a altura e manutenção das cordas importam muito enquanto você aprende a tocar um instrumento de cordas, principalmente quando o equipamento exige agilidade e dedilhados intensos.
  • Organize o set de pedais: a organização do set de pedais é um assunto comum em fóruns musicais, portanto, se você quer adentrar nesse mundo cheio de efeitos que merecem estudo, a Mult Comercial te acompanha no post de 5 dicas essenciais de organização de pedais para quem deseja tirar sons incríveis dos seus instrumentos.

#2 Tenha escuta atenta

É isso mesmo, para aprender a tocar guitarra você precisa exercitar a escuta atenta. Ouça as suas maiores influências, estude-as, coloque a mão na massa e mais uma vez… Escute os resultados! Isso porque as composições musicais possuem padrões reconhecíveis pela audição e estar atento nelas é encontrar um pote de ouro no final do arco-íris.

E o mais importante, não se limite apenas aos instrumentos que você sabe ou quer aprender como tocar, afinal, uma banda é composta por vários equipamentos e técnicas vocais, é fundamental estar por dentro de toda esta harmonia musical. Além disso:

  • reconheça padrões vocais nas músicas e reproduza na guitarra;
  • aproveite singles que grudam e tente dedilhá-los no seu instrumento;
  • escolha bons alto-falantes para facilitar a sua vida, acredite, é mais que meio caminho andado!

Se ainda restam dúvidas de como escolher o melhor alto-falante para guitarra, a Mult Comercial te conta todos os detalhes, não perca a chance de conhecer mais sobre o assunto!

#3 Aprenda a ler partituras

Aprender a ler partituras e dominar as cifras não é preciosismo, acredite, para saber como tocar guitarra com maestria o jovem padawan precisa estudar. Lembra quando falamos sobre transpiração? Pois bem, é esse o caminho. Saiba mais:

  • acompanhe fóruns de música: neles você irá encontrar as melhores cifras;
  • não acredite em tudo que lê: faça testes sempre que encontrar uma nova partitura ou cifras, a sua guitarra irá lhe contar se elas estão corretas;
  • ouse fazer alterações: se algo não lhe agrada em um padrão de notas, mude, é natural que com a prática dos dedilhados os músicos em formação ganhem autonomia para fazer correções.

#4 Fuja de algumas perguntas

Veja abaixo uma lista de questionamentos que jovens gafanhotos se fazem quando estão aprendendo a como tocar guitarra, mas que os mestres jedi já riscaram das listas de hábitos:

  • tenho a idade certa para aprender a tocar guitarra?
  • demora quanto tempo para aprender a tocar um instrumento de cordas?
  • é caro aprender a tocar uma guitarra?
  • preciso comprar muitas guitarras para ser um guitarrista profissional?

Acredite, a resposta para “como tocar guitarra” passa longe dessas perguntas anteriores.

#5 Pratique!

Não existem mais segredos, a escada que vai te levar para o sucesso com as guitarras, como já dedilhava Jimmy Page em Stairway To Heaven, é a prática logo após muito estudo.

Pronto para começar? Deixe um comentário aqui embaixo com a sua opinião ou dúvida. Conte com a Mult Comercial ao longo do caminho! Preparamos um conteúdo completo sobre como funciona o efeito reverb, uma das técnicas do universo musical para quem assim como você, ama produzir arte sonora!

Até a próxima conversa!

Categorias: Dicas e Tutoriais

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *