Como organizar fios e cabos em 4 passos? Veja aqui!

Publicado por Mult Comercial em

Você possui muitos cabos e fios eletrônicos em casa? Eles estão sempre devidamente arrumados ou qualquer descuido logo gera um emaranhado de fios? Se a segunda opção é a mais frequente, está na hora de aprender como organizar fios e cabos com eficiência.

Afinal de contas, é natural que tenhamos diferentes tipos de objetos eletrônicos em casa. A lista pode ser grande: modem, roteador, carregador de celular, TV, central de TV a cabo, carregadores de tablet, notebook, video game… Enfim, são muitos cabos. 

Eles são itens indispensáveis para a tal era digital em que vivemos, mas sabemos que essa aglomeração de dispositivos também gera uma grande quantidade de fios. Eles acabam formando uma verdadeira bagunça embaixo das mesas, atrás dos painéis e hacks. 

A situação é ainda pior para quem trabalha com eletrônica ou com produção de áudio e vídeo. Normalmente, os depósitos são cheios de cabos, equipamentos, ferramentas, e os cuidados para manter tudo isso organizado é ainda maior.

No entanto, temos algumas soluções práticas e criativas para resolver esse problema, que podem te ajudar a evitar confusão de cabos e até deixar sua casa mais bonita. Olha só as dicas da MultComercial para te ensinar como organizar fios e cabos!

Primeiro passo: separar, avaliar e, se necessário, descartar

separar fios

Se você é um pessoa que não costuma realizar descarte de fios com frequência é provável que tenha um acúmulo de fios em alguma região da casa. Carregadores de celular, por exemplo, são cabos que normalmente deixamos passar, sem descartar. 

Mas, para organizar bem, é preciso ter em mente que tudo aquilo que ultrapassa a nossa necessidade, na maioria das vezes, apenas nos atrapalha. Sendo assim, se você desejar organizar os fios e cabos definitivamente, é preciso descartar os fios inutilizados

Essa também é uma dica válida para quem trabalha com produção sonora ou audiovisual, que possui mesa de com várias entradas. Assim como quem trabalha com instrumentos musicais e acaba acumulando inúmeros fios que não funcionam mais. 

Separe esses fios, organize-os entre aqueles que funcionam, os que precisam de reparos e aqueles que devem ser descartados. Aproveite para limpar fios empoeirados também, e caso você tenha um depósito de equipamentos, esse é um bom momento para replicar a limpeza a todo o ambiente.

Segundo passo: identificando os cabos

indicadores de cabos

Para fazer isso você optar por inserir uma etiqueta de identificação nos cabos, que conte com o nome ou a função de cada um deles. Na hora de montar seus equipamentos ou trabalhar, vai ser muito mais fácil localizá-los. 

Além disso, outra ideia é guardar seus cabos por tipos. Você pode utilizar uma caixa para cabos com conectores, outra para cabos com jumper, outra para cabos wire wrapp e assim por diante. Isso pode diminuir seus problemas. 

Terceiro passo: utilize organizadores de cabos!

organizador de cabos

Os organizadores de cabos são excelentes para você que precisa juntar mais de um cabo em lugares com pouco espaço. Normalmente, um organizador de cabo é bastante flexível, o que te auxilia a ajustá-lo conforme sua necessidade.  

Assim, tudo o que você precisa fazer é unir todos os cabos e passar o organizador em volta. Ele irá deixar os cabos firmes, garantindo que nenhum se solte durante o manuseio ou utilização dos objetos. 

Outra alternativa é usar abraçadeiras ou faixas de velcro para juntar os fios. Elas não apresentam tanta mobilidade quanto os organizadores, mas também a você a melhor utilização do espaço. 

Para manter os fios que não estão em uso você pode optar por comédias, caixas invisíveis e até gavetas. Nossa dica, nesse caso, é que você sempre tenha acesso aos itens com facilidade. Para isso, eles precisam estar devidamente separados dentro do recipiente.

Quarto passo: hora de manter as coisas organizadas

organizadores de cabo

Nossa ideia não é criar uma organização que seja facilmente desmantelada. Temos como objetivo fazer com ela se perpetue por um longo perigo. Isso significa que não podemos mudar a disposição de cabos aleatoriamente. 

É preciso estabelecer um padrão. Os cabos a serem utilizados, seus lugares de armazenamento e até a frequência de uso precisam estar sempre alinhados com nossa rotina de limpeza e organização. 

No caso de residências, a melhor forma de fazer isso é incorporando os cabos e fios à decoração da casa. Assim, eles passam a fazer parte do ambiente e deixamos de alterá-los sem necessidade. 

Para fazer isso, é preciso usar a criatividade! Você pode utilizar EVAs para prender os fios, pode colocá-los em uma caixa invisível com etiquetas coloridas, pode fazer uma disposição decorativa dos fios no painel da TV, com formas geométricas, por exemplo. 

E então, gostou das nossas dicas? Aqui em nosso blog trazemos conteúdos diversificados sobre o mundo da eletrônica e também de atividades que você pode fazer sozinho para otimizar sua vida. 

Para continuar de olho em nossas dicas, sugestões e novidades desse universo, basta acompanhar nosso blog. Nos vemos no próximo post!

Categorias: Dicas e Tutoriais

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *