Como instalar interfone: passo a passo para não errar

Publicado por Mult Comercial em

A maioria das residências, atualmente, possuem um interfone. Esse objeto facilita muito a vida das pessoas, além, é claro, de proporcionar muita segurança, uma vez que possibilita a comunicação remota entre pessoas.

O processo de instalação de um interfone não é complicado – principalmente para quem já possui um breve conhecimento sobre elétrica –, mas é necessário seguir algumas dicas úteis para não causar danos ao aparelho e a si mesmo.

Pensando nisso, o blog da MultComercial preparou um conteúdo com o passo a passo de como instalar interfone adequadamente, confira:

Como escolher um aparelho de interfone

Escolher o aparelho que melhor se encaixa para cada tipo de residência é fundamental, uma vez que existem infinitas possibilidades de escolha. Para saber qual o melhor dispositivo, leve em consideração alguns fatores como: tamanho da casa, distância do portão e até mesmo nível de segurança desejado.

Casas pequenas e consideravelmente longe do portão se adaptam muito bem aos interfones analógicos, pois, apesar de terem menor custo, eles garantem a segurança da mesma forma.

Quando a casa é maior ou muito distante do portão de entrada, é interessante investir nos interfones com câmera digital. Residências localizadas em lugares muito perigosos também são beneficiadas por esse tipo de interfone, devido ao maior grau de segurança que proporcionam.

Guia de instalação: confira as etapas fundamentais

Os kits de interfones disponíveis no mercado vêm acompanhados, no manual, de todo o diagrama elétrico para a instalação, que facilita na hora de colocar a mão na massa. Mas algumas etapas simples podem te ajudar ainda mais. Vamos ao passo a passo para aprender a instalá-los sem erro:

Passo 1: Fixe o interfone da parede

O primeiro passo para instalar o interfone é fixá-lo na parede, e para isso é necessário abrir cuidadosamente o aparelho. Remova a placa de cima para encontrar os buracos que serão utilizados na fixação, caso não houver, faça com o auxílio de uma furadeira.

Depois disso, realize o procedimento de fixação do porteiro no local desejado.

Passo 2: Conecte a rede elétrica

Para fazer a conexão elétrica, leve até o local de instalação um cabo de fase e outro do tipo neutro e faça a ligação corretamente. Os interfones possuem uma característica interessante que é a rede elétrica bivolt, então tome cuidado e verifique os bornes para fazer o procedimento na voltagem correta.

Utilize cabos de 1,5mm para estabelecer a comunicação entre o interfone e o monofone. E para que tudo funcione corretamente, mantenha-os sempre alinhados, ou seja: quando o início do borne do interfone for no 4, o borne do monofone finaliza no 4.

ATENÇÃO: quando for alimentar o interfone, não se esqueça de utilizar um disjuntor ou alguma proteção contra curto-circuito. Já falamos sobre os tipos de disjuntores aqui no blog, não deixe de conferir.

Passo 3: Conecte os cabos no monofone

Por fim, chegou a hora de conectar o cabo de telefone no monofone, que é uma tarefa bem simples. Ligue o cabo de telefonia da residência ao aparelho no campo específico para isso. Certifique-se de que os cabos de energia e telefone estejam ligados na mesma sequência dentro da casa, só assim eles vão se comunicar.

Interfone instalado, e agora?

Mesmo seguindo o passo a passo, alguns erros podem acontecer, por isso é importante fazer alguns testes para detectá-los e certificar-se de que o seu aparelho está funcionando corretamente.

Um dos erros mais comuns encontrados é a comunicação ocorrer apenas de um lado. Nesse caso, provavelmente a tensão da rede não está de acordo com a do aparelho, ou apenas o kit de interfone está com defeito.

Outro erro frequente é o interfone apresentar interferência de áudio, quando for o caso, procure verificar se o caminho do fio para a instalação não está com a parte elétrica. Os modelos com controle do portão também podem apresentar uma falha inconveniente em que apenas funcione para a abertura, e não como comunicador.

Para resolver esse problema, verifique se a instalação do borne não foi feita de forma invertida. Caso esteja normal, procure pela ajuda da assistência ou de um profissional capacitado.

Instalar um interfone, embora simples, é uma tarefa que requer muitos cuidados. Se você estiver disposto a fazê-la sozinho, não deixe de conferir atentamente o manual e seguir todas as nossas dicas, ou procure ajuda de um profissional para auxiliá-lo.

Agora que você já sabe como instalar o dispositivo em sua residência ou comérico, que tal continuar no nosso blog e conferir nosso post sobre transformadores de energia? Se a área elétrica te interessa, você com certeza irá gostar do que preparamos.

Deixe um comentário nos contando o que achou do nosso post e não deixe de nos acompanhar, aqui toda semana tem um conteúdo novo e muitas dicas! Até a próxima!

Categorias: Dicas e Tutoriais

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *