Acessórios para restaurar sua caixa de som

Publicado por Mult Comercial em

Caixas de som, de multimídia, de rádio, amplificadores, monitores de áudio… Todas costumam ser duradouras e muito funcionais.

No entanto, é natural que o tempo ou acidentes ocasionais danifique alguma de suas funções e, por falta de tempo ou conhecimento técnico, acabamos deixando-as de lado.  Mesmo quando simples passos podem ser tomados para consertá-las.

Pensando nisso, no post de hoje, listamos os principais fatores capazes de deteriorar o aparelho e alguns acessórios para restaurar caixas de som. Você vai ver que o problema, às vezes, é mais fácil de resolver do que se imagina!

Principais aspectos de restauração nas caixas de som

Alguns fatores têm grande influência na deterioração do equipamento. Veja os principais motivos de restauração nas caixas de som:

  • Elétrica

parte elétrica caixa de som

Com a intensidade de uso e tensões, a parte elétrica pode ser comprometida. Muitas vezes, problemas com chiado ou até a ausência de som estão relacionadas com a placa e seus condutores.

capacitor e diodos

Com o tempo, os capacitores e os diodos perdem sua eficiência e precisam ser substituídos. Quanto mais “exaustos”, maiores as interferências.

  • Estrutura física

estrutura física caixa de som

Quanto mais potente e mais amplo o falante da caixa de som, maior será a vibração exercida. Uma caixa mal nivelada e posicionada é um dos principais fatores que danificam os falantes.

  • Knob mal ajustado

knob

Quando mal ajustada, essa peça provoca o acúmulo de poeira e acelera a oxidação da placa, causando mal contato. Se quiser restaurar um modelo clássico ou simular outro, há uma seção enorme de opções para você escolher o seu estilo!

  • Caixas de som pesadas

Modelos pesados, como as caixas multifuncionais e os cubos de contrabaixo, são mais trabalhosos para transportar. Uma queda de equipamentos com falantes grandes pode ser fatal para sua integridade.

Devido ao peso, é mais comum que as alças se rompam e as canecas rachem ou espanem.

Confira os acessórios para restaurar caixa de som

Para diagnosticar esses problemas, você vai precisar dos seguintes itens:

Multímetro

Para lidar com a questão elétrica, uma simples medição com um multímetro é capaz de denunciar o ocorrido que, felizmente, é fácil de resolver, pois os semicondutores e capacitores são bastante acessíveis.

Uma renovação dos componentes da placa, assim como os conectores, certamente darão um novo vigor para a sua caixa de som.

Amps valvulados

propriedades sonoras

Quando o assunto é a propriedade sonora, principalmente nos amplificadores, alguns itens sempre são lembrados de imediato por sua influência direta na sonoridade.

Os amps valvulados costumam ter um ganho mais orgânico e se tornaram lendários graças a guitarristas dos anos 60 e 70. Ainda que hoje os amps de transistores sejam mais acessíveis e dinâmicos, muitos músicos priorizam os valvulados pelo seu ganho gradual e intenso na pré-amplificação.

Com um pouco de pesquisa, dá para atingir configurações que simulam modelos clássicos e imortalizados.

Reverb

tanque de reverb

O reverb é outro aspecto importante. Um tanque de reverb reproduz o efeito sonoro de forma orgânica, determinando pela extensão o número de molas, com uma ambiência que pode ser controlada através dos knobs.

Com a oxidação natural das molas, fazer a troca é indispensável para recuperar a vivacidade e naturalidade do efeito.

Falantes

Muito da potência que o som atinge com uma distorção indesejada de suas propriedades tem a ver com a dimensão e qualidade dos falantes.

O local onde a reprodução sonora de todos os outros fatores se concentra, certamente deve ser um dos primeiros pontos a serem levados em conta no momento de restaurar sua caixa de som.

Cantoneiras

cantoneiras caixa de som

As cantoneiras oferecem um calço que posiciona e nivela a caixa de som e também protege suas laterais, que costumam ser contundentes. Para evitar acidentes e descasques é essencial considerar essas peças.

Veja, agora, algumas dicas para a restauração da caixa de som

dicas para sua restauração caixa de som

Na medida do possível, se a intenção é a restauração, vale a pena repor os componentes com as mesmas propriedades.

Caso queira fazer modificações, observe, antes, se as especificações do equipamento aceitam os novos elementos e suas estruturas físicas e elétricas, porque muitos modelos apresentam diversas particularidades (principalmente os mais antigos).

Por fim, verifique a qualidade da madeira da caixa. Se houver muitas furações ou descasques, refaça a peça.

Não sabe onde adquirir todos esses acessórios?

Na Mult Comercial você encontra todos os itens para fazer seus consertos com um ótimo custo-benefício!

A restauração, além de devolver a funcionalidade do equipamento, pode ser um hobbie muito agradável e uma forma de economizar. Dê prioridade para componentes de qualidade, que garantirão ainda mais a longevidade de sua caixa de som.

Confira nossas categorias e prepare seu orçamento!

E para acompanhar outras postagens com conteúdos relacionados, é só ficar ligado em nosso blog. Toda semana publicamos um novo artigo cheio de dicas e informações!

Categorias: Dicas e Tutoriais

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *