10 dicas para você evitar choque elétrico no dia a dia

Publicado por Mult Comercial em

Levar um choque não é nada agradável, não é mesmo? Aliás, você sabe como evitar choques elétricos?

Seja no trabalho ou em casa, chame um profissional para fazer os serviços, sempre desligue todas as chaves antes de começar a realizar uma instalação e nunca deixe água próximo ao local. Esses são alguns apontamentos que você já sabe.

Além disso, para que você não passe por essa situação, trouxemos aqui dicas de segurança que são colocadas em prática no dia a dia – são pequenas ações que protegem você e sua família. Acompanhe a leitura:

Segurança dentro de casa

Na execução do projeto, seguir os critérios da instalação elétrica é fundamental para manter a segurança da sua família. E durante a rotina dentro de casa, há 10 procedimentos que você pode adotar. Confira abaixo quais são as ações que você precisa evitar para garantir a sua segurança e aproveite para colocar as dicas em prática.

1 – Evite mudar a temperatura do chuveiro com ele ligado

Antes de mudar a temperatura do chuveiro de verão para inverno ou qualquer outra posição, desligue o chuveiro e faça a transição. Nunca faça esta alteração enquanto estiver caindo ligado, além disso, use chinelos para garantir que seu pé não esteja em contato com o solo, caso tenha uma descarga elétrica.

2 – Evite ligar aparelhos elétricos próximos a cuba da cozinha

Nunca deixe grills, panelas elétricas, cafeteiras ou qualquer outro eletrodoméstico conectado ao plug próximo à pia da cozinha, já que é um local com bastante fluxo de água e podem, acidentalmente, molhar a tomada e provocar acidentes.

3 – Prefira não usar aparelho elétricos no banheiro

Secador de cabelo, chapinha, babyliss etc são eletroportáteis que devem ser utilizados em ambientes com pouca umidade, isto é, prefira usá-los no quarto, closet ou banheiro seco. Nunca deixe nenhum equipamento conectado na corrente elétrica próxima a locais com água como pias e banheiras.

4 – Não sobrecarregue a tomada usando adaptadores

Colocar diversos aparelhos conectados na mesma tomada, através de inúmeros Ts encaixados e formando um emaranhado de fio é uma ação totalmente incorreta. Isso coloca muitos produtos em funcionamento ao mesmo tempo, causando curto circuito, podendo explodir ou derreter o equipamento plástico.

Evite acidentes comprando um filtro de linha, este equipamento é próprio para conectar diversas entradas.

5 – Cuidado ao lavar a calçada com máquinas

Ao usar máquinas para lavar a calçada, precisamos usar extensões e conectar cabos para que alcance o quintal por completo – o perigo está aqui.

A corrente elétrica é transmitida pela água e como toda a extensão do solo está com gotículas, a chance de você sofrer um choque, mesmo estando longe, é grande. Então, use uma bota ou compre extensões maiores que não deixem o plugue em contato com a água.

6 – Não lave roupas descalço

Estar descalço é o maior problema. Seu pés, em contato direto com a água, potencializa o efeito do choque no seu corpo provocando, assim, acidentes ou lesões. A lavanderia é um local úmido e propício para levar choque, afinal, é a junção de eletricidade e água.

7 – Coloque protetores nas tomadas

Quem tem criança em casa sabe o quanto elas são agitadas. Chega um momento do desenvolvimento em que elas aprendem a engatinhar e descobrem as tomadas. A curiosidade as influencia a investigar com os dedos e, sem querer, acabam levando um choque.

Evite que seu bebê sofra uma descarga elétrica, mesmo que a quantidade seja baixa, o corpo deles é frágil e você não sabe quais seriam as consequências para ele.

8 – Sempre verifique a voltagem

Antes de conectar qualquer produto que funcione a base de energia elétrica na tomada, verifique se são 110 ou 220 volts. Evite que seus aparelhos queimem, apenas por conectar na tomada errada. Atualmente, as tomadas 100 possuem a entrada branca, já as que são 220, contam com acabamento na cor vermelha.

E quando viajar para outros lugares? Não se preocupe, leia o conteúdo completo sobre e entenda como saber a voltagem de uma cidade e evite acidentes.

9 – Trabalhe com EPIs próprios

Sempre que for necessário trabalhar com um circuito elétrico, use todos os equipamentos de proteção necessários para garantir a sua segurança. Nunca abandone luvas, botas, capacetes, óculos e ferramentas próprias para fazer os serviços.

10 – Nunca deixe fiação exposta

Os fios que conduzem a eletricidade são recobertos por uma camada de revestimento isolante. Porém, com o uso frequente eles podem descascar, esfarelar, derreter, abrir e expor os fios internos.

Usar produtos que possuem os fios expostos apenas coloca a sua segurança em risco. Use fitas isolantes para encapá-los ou compre um novo plugue.

Gostou do conteúdo? Nós da MultComercial sempre produzimos conteúdo que fazem a diferença no seu dia a dia. Aproveite para conhecer os transformadores de energia e como funcionam.

Até o próximo post!

Categorias: Dicas e Tutoriais

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *