Servidor Web (Web Server) com PIC 18F4550 e placa PIC Expert

Com o poder de processamento e flexibilidade de programação dos PICs família 18F podemos implementar um Web Server baseado no stack Microchip TCPIP e com o popular PIC18F4550 usado na placa PIC Expert.

Para interface de camada física de rede e controle Ethernet usamos uma placa com o controlador Ethernet ENC28j60 também de fabricação da Microchip.

Fazer o circuito utilizando CIs da Microchip tem duas grandes vantagens em relação ao uso de outros Circuitos Integrados, sendo a primeira o custo que fica bem menor e, a segunda que todo o código fonte, incluindo a stack TCPIP está aberto e sob controle do programador / projetista podendo acessar, alterar e corrigir o que precisar diferentemente de outros chips onde o programador não tem acesso ao código fonte do stack.

Neste exemplo, é mostrada uma página Web, acessível de qualquer browser de Tablet, SmartPhone, etc., que mostra estado de uma chave e permite comandar remotamente uma saída. É possível expandir a funcionalidade desta aplicação para várias outras saídas e entradas.

Outras funcionalidades como Email, Telnet, Ftp, também podem ser implementadas e/ou habilitadas neste código, tendo sempre em mente que a memória de 32K deste PIC, pode não suportar todos ao mesmo tempo.

Veja uma demonstração desta aplicação no vídeo abaixo:

 

 

Placa Pic Expert2
formu

Gravador MultiPROG
formu

Placa ENC28j60
formu

Código Fonte
http://bit.ly/18kRoHf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *