
Olá seguidores do blog da Mult Comercial, preparei para esse mês um projeto que vai agradar aos amantes dos sons clássicos dos anos 60 à 70, trata-se do primeiro pedal de distorção criado para essa função, estou falando do Fuzz, que teve o seu som muito associado principalmente ao timbre de Jimi Hendrix.
Os primeiros Fuzz utilizavam transistores de germânio e o ground (TERRA) era alimentado por voltagem invertida ou seja o positivo da bateria era ligado ao Terra e vice-versa, o que na época não gerou problemas pois além de não utilizarem fontes de alimentação (Eliminador de bateria) geralmente não havia conflito com outros pedais, pois além de não utilizarem muitos pedais (no máximo um Wah Wah ou ou outro pedal) todos utilizavam baterias como fonte de alimentação. O problema com fonte de alimentação para esses casos é que se houver outro pedal utilizando a mesma fonte e for um pedal com alimentação padrão (Ground = Terra) ocorrerá um curto.
Os transistores de germânio estão cada vez mais caros e difíceis de se encontrar, sem contar que é necessário casar o ganho dos transistores e que nem sempre é fácil de se obter, pois o segredo dos Fuzz de germânio é ter os transistores com ganhos certos, então decidi propor o Fuzz com transistores de silício e com alimentação padrão (Ground = Terra) assim poderá ligar ele com a mesma fonte que outros pedais sem o perigo de criar um curto e até mesmo provocar um incêndio.
O fuzz é um pedal simples em se tratando de projeto eletrônico, mas montar um bom fuzz requer alguns “macetes”, portanto vou tentar simplificar o máximo e ao mesmo tempo oferecer um timbre clássico de fuzz.
Espero que se você não gosta de fuzz comece a repensar sobre o assunto e se você curte, espero que ame mais ainda,
Bom divertimento
Tom (Tone)
Veja a demonstração do Fuzz:
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=doZ8YyOIhlA?enablejsapi=1&autoplay=0&cc_load_policy=0&iv_load_policy=1&loop=0&modestbranding=0&rel=1&showinfo=1&fs=1&playsinline=0&autohide=2&theme=dark&color=red&controls=2&&w=750&h=422]
Para adquirir o kit com todos os componentes necessários para a confecção deste pedal Fuzz PNP – Silício clique neste link.
O esquema adota é um dos clássicos Fuzz face

Há diversas modificações que podem ser feitas, este é o modelo mais comum adotado por muitos.
Vamos utilizar um transistor que tem uma sonoridade clássica e com ganho suficiente para gerar um bom drive. Trata-se do BC108 que foi um dos transistores que foram utilizados na época da transição dos Fuzz de Germânio para Silício.
Os Transistores como citei acima são de silício, na década de 80 quando a Arbiter iniciou a substituição dos transistores de germânio dos seus Fuzz Faces eles utilizaram o BC183L e alguns fabricantes adotaram o BC108 também.

Corte a placa universal deixando 21 casas para o nosso projeto (ver foto)
Com um fio rígido solde os Jumpers (J1 à J8) prestando muita atenção a posição correta dos Jumpers.
Ver detalhe em foto
Solde as resistências atentando-se à 2 detalhes: Um transistor será solda em pé e um transistor deve ficar sobre um Jumper (J6)
Solde o capacitor de poliéster
Solde os capacitores eletrolíticos, prestando atenção na polaridade dos capacitores

Com um alicate de bico, dobre os terminais dos potenciômetros para baixo (conforme foto)
Repita esse procedimento no outro potenciômetro.
Encaixe os potenciômetros no lado invertido aos componentes conforme a foto.

Solde os terminais dos potenciômetros

Marque a posição das dobras das pernas do Led

Com um alicate de bico dobre os terminais do Led no local marcado, com os terminais e a ponta do Led para baixo (ver foto) Note a posição do terminal menor (lado chanfro do Led), pois os Leds tem polaridade positiva e negativa.

Solde na Placa o Led conforme a foto observando a polaridade do Led.

Solde os transistores prestando atenção na posição correta, note que existe uma guia indicando o terminal Emissor do transistor


Solde o fio que será o ground (negativo/terra) do circuito

Em seguida será a vez do fio que alimentará a placa com 9V

Solde outro fio para o terra ligar aos Jacks In e Out

Solde o fio de entrada (sinal) do pedal

Próximo passo é o fio de saída do pedal

Em seguida solde o fio do Led, será ele que acionará o Led quando o efeito estiver ON

Solde o outro Fio do Led. Note que esse será um pouco mais logo

Faça a furação nas caixas conforme o gabarito de medidas

Instale o Jack DC observando a posição correta para a sua fixação

Solde o fio vermelho do Clip de bateria no terminar do Jack DC

Pegue um pedaço de fita dupla face ou algo similar cole na placa para evitar que ela entre em contato com a caixa provocando um curto no circuito.
![]()